quinta-feira, 28 de maio de 2020

Esporte e adolescência


Texto escrito por @teo.pimenta 
Observou-se um crescente desinteresse e desmotivação dos adolescentes pelo esporte, destacados nos inúmeros relatos dos profissionais e o volume de pedidos de dispensa das aulas de educação física. Muitos não chegam nem a se interessar por práticas esportivas. 

Assim, temos que trazer esse problema a tona e discuti-lo profundamente, este seria um passo importante para criarmos alternativas e caminhos para o enfrentamento do problema que se constitui em um desafio profissional importante para os profissionais, tanto para o esporte quando para a educação física escolar. 

O contexto atual é totalmente diferente do vivido em outros momentos no Brasil, em um passado recente adolescentes tinham vivências corporais que envolviam movimento. Hoje a interação com a tecnologia permite uma gama enorme de opções para os adolescentes, desta forma, as escolhas, na maioria dos casos, são jogos e brincadeiras tecnológicas, que estimulam pouco ou quase nenhum movimento, certamente, pelo lado esportivo, na maioria dos casos desenvolvem poucas habilidades motoras, quando as desenvolvem, são em níveis insuficientes para o desenvolvimento esportivo. 

Sabemos que a educação física escolar não tem o compromisso de produzir atletas, mas, poderia ser parte integrante de um sistema para detectar potenciais talentos para o esporte, por outro lado, é sua função social estimular a paixão pelo esporte, sendo bem sucedida este plano os bônus numa vida mais ativa e saudável seriam enormes. 

A formação esportiva não trata-se do acaso, de bênçãos divinas, de heranças genéticas, mas, sim de propostas bem estruturadas, construídas a partir de processos pedagógicos e metodológicos sistematizados. Infelizmente, ainda são poucas as iniciativas que desenvolvem a formação esportiva a partir de programas com ações bem definidas.

Construir metodologias eficazes envolvem a ação-reflexão-ação dos profissionais envolvidos, com potencial para gerar resultados significativas, tanto no quantitativo quanto principalmente no qualitativo do processo de formação esportiva e também, é claro, de um planejamento personalizado, construído, refletido e revisado constantemente. 

Faz parte da proposta, estrategicamente, estimular a participação dos pais no processo para que sejam estimuladores de uma cultura esportiva, seja, com exemplo no dia a dia ou como incentivadores de seus filhos. É relevante levar os pais a refletirem um equilíbrio na interação com a tecnologia dos seus filhos, pois este equipamentos estimulam o comportamento sedentário. Devemos contribuir na construção de uma geração mais ativa, enfatizando que uma vida sem movimento pode levar indivíduos a morte, de forma silenciosa, os pais devem ser formados a auxiliar seus filhos a optarem por escolhas mais saudáveis.

Assim, vale ressaltar, que para produzir procedimentos metodológicos eficazes e eficientes, que gerem resultados significativos na aprendizagem, deve-se levar em consideração o contexto, que contribui para incentivar o desinteresse e a desmotivação de adolescentes para as práticas esportivas. Desta forma, trata-se de um ponto de partida para avançarmos na formulação de uma proposta adequada ao desafio que se apresenta. 

A adolescência é uma fase importante da vida, não a consideramos como muitos, como uma fase de transição para a vida adulta, compreender a carga de responsabilidade que o adolescente carrega pode ser algo que irá ajudá-lo no seu desenvolvimento humano, assim, compreender o que o motiva pode ser algo importante para a construção de propostas metodológicas eficazes, eficientes e adequadas para o ensino do esporte.

É de extrema importante construirmos possibilidades metodológicas que estimulem adolescentes a prática esportiva, isso independente das escolhas individuais, nossa discussão deve ser ampliada e fomenta. Fica o convite. 

Compartilhe conosco ideias relacionadas a temática Esporte e Juventude, desta forma, identifique, a partir do seu contexto, o que leva adolescentes a se desestimularem e se desinteressarem das práticas esportivas. 

O Instituto Esporte Vale tem como intenção fomentar discussões relacionadas a formação de profissionais que atuam no ensino do esporte. Nos meses de maio e junho, todos os sábados, a partir das 10 horas, o IEVALE em seu Instagram com a mediação do Prof. Téo Pimenta vem realizando lives com diversos profissionais especialistas no ensino do esporte.  Maiores informações pelo whatsapp (12) 98853-4173. Visite nosso site www.ievale.com.br e conheça o trabalho que estamos desenvolvendo.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Live do IEVALE



Neste sábado (30/05), às 10h, receberemos para mais uma live sobre ensino do esporte o Prof. Me. Maurício Galdino, profissional que atua como docente da UNITAU, gestor da Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté e Delegado do CREF/SP, possui uma longa experiência na formação de atletas e de profissionais do esporte. O Prof. Maurício abordará temas pertinentes ao Esporte e Juventude, como: formação e especialização de jovens esportivas. Com certeza nos proporcionará muito conhecimento sobre o tema. 

Entre os meses de maio e junho o Instituto Esporte Vale vem realizando uma série de 8 lives, nos sábados (10h), com especialistas no ensino do esporte, com a mediação do prof. Me. Téo Pimenta e transmitidas no Instagram do @IE.VALE

O IEVALE tem como proposta incentivar e promover eventos que proporcionem importantes contribuições na formação profissional e no aprimoramento de métodos e técnicas de ensino no esporte. 

Certificados emitidos pelo Instituto Esporte Vale, maiores informações (12) 98853-4173.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

Conheça o nosso trabalho em www.ievale.com.br e siga nossa #ievale

quinta-feira, 21 de maio de 2020

A importância do método de ensino no esporte



Texto escrito por @teo.pimenta 

Atualmente a formação esportiva esta a cargo dos clubes e entidades esportivas, públicas ou privadas. Em muitos casos, estes espaços não possuem um método personalizado, adequado, sistematizado e organizado, que intencionalmente procure formar jogadores autônomos e inteligentes corporalmente. Há uma ideia, quase que generalizada neste contexto, de que a formação esportiva se constitui de um ensino dos fundamentos isoladamente, mas na verdade estão construindo jogadores limitados e dependentes.

Há o desenvolvimento de práticas pedagógicas direcionadas ao ensino parcial do jogo, baseado numa concepção cartesiana de ensino que consiste no ensino por partes, de forma fragmentada e fora de um  contexto do jogo. Existem duras críticas com relação a esse método que prioriza treinos isolados que em muitos casos resultam em desestímulo e desmotivação dos participantes, inviabilizando a vivência de todas as etapas do processo de formação esportiva.

Os professores que utilizam esse método criam possibilidades e situações problemas para os jogadores mas eles mesmos apresentam a solução, não dão a oportunidade dos jogadores resolverem os problemas do jogo da forma que eles acharem melhor, ou seja, impedem-os de desenvolverem suas capacidades autônomas. Isto não é só observado no esporte, mas, também nos diferentes contextos de ensino. 

Defendemos que o aprendizado do jogo deve acontecer no próprio jogo, assim, há chances reais da compreensão da dinâmica do jogo pelos participantes, o contrário pode gerar frustrações, desestímulos e evasões.

Acreditamos que um método deve ser personalizado, o jogo deve ser uma estratégia pedagógica prioritária, o professor se constitui como um mediador e o aluno um elemento central de todo o processo. Assim, o esporte se constituirá num meio de ensino dos valores que irão contribuir no desenvolvimento social e humano dos participantes do processo de ensino e aprendizado.

Por fim, o método proposto pelo IEVALE procurará promover a formação de jogadores autônomos e inteligentes corporalmente. 

O Instituto Esporte Vale tem como intenção fomentar discussões relacionadas a formação de profissionais que atuam no ensino do esporte. Se você possui o interesse de nos conhecer visite nosso site www.ievale.com.br ou entre em contato pelo whatsapp (12) 98853-4173.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

terça-feira, 19 de maio de 2020

Live do IEVALE



No próximo sábado (23/05), às 10h, realizaremos mais uma live sobre Esporte, receberemos o Prof. Me. Enrique Cimaschi diretor de Competições do Esporte de Taubaté e docente da UNITAU, profissional com uma vasta experiência na formação de atletas e profissionais que atuam no esporte, o prof. Enrique abordará temas relacionados à Iniciação Esportiva, com certeza irá contribuir com a nossa formação e conhecimento sobre o tema

O Instituto Esporte Vale vem realizando uma série de 8 lives nos sábados dos meses de maio e junho, com especialistas do ensino do esporte, mediada pelo prof. Me. Téo Pimenta, transmitidas nas manhãs (10h) pelo Instagram do @IE.VALE

O IEVALE tem como proposta incentivar eventos que proporcionem importantes contribuições na formação dos profissionais que atuam no ensino do esporte. 

Certificado emitido pelo Instituto Esporte Vale, maiores informações (12) 98853-4173.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

Conheça o nosso trabalho em www.ievale.com.br e siga nossa #ievale


quinta-feira, 14 de maio de 2020

Esporte e Inclusão


Texto escrito por @teo.pimenta

Atualmente vivemos um grande desafio na área do esporte, em especial, na reflexão e formulação de práticas que priorizem a inclusão. Inicialmente quando pensamos em inclusão, imediatamente pensamos na educação e não no esporte, por um tempo histórico a inclusão não foi um tema desta área, o que nos fez tardiamente iniciar uma reflexão com relação a inclusão e suas possibilidades no esporte, sobretudo na iniciação esportiva.

Historicamente no Brasil a inclusão tornou-se um assunto social, com o importante movimento, ocorrido nos anos 50, das mães "dos excepcionais" que lutaram pelos direitos dos seus filhos e culminou na criação das APAEs, atualmente vivemos um outro contexto, graças aos efeitos positivos desse e de outros movimentos em nosso sociedade. Graças as lutas enfrentadas por essas mães, as pessoas com deficiência, cada vez mais, ocupam os espaços sociais.

A inclusão se constitui como tema da educação antes que o esporte. A escola desenvolveu suas atividades pedagógicas pautadas no princípio da inclusão, assim, nas aulas de educação física escolar este princípio deve reger as atividades pedagógicas, isto não significa que não há desafios no cotidiano deste professor. Não podemos deixar de destacar as contribuições sociais do esporte paraolímpico, que incentivou inúmeras pessoas as praticas esportivas.

Assim, um dos caminhos é envolver os profissionais do esporte nos debates para juntos nos debruçamos na temática e refletirmos possíveis caminhos para a inclusão, isso significa, nos aprofundamos no tema e formularmos propostas metodológicas mais eficazes e eficientes. E quando falamos de inclusão, de fato, pensamos desde o acesso aos espaços e equipamentos esportivos as propostas metodológicas inclusivas para todos.

Os profissionais e as instituições de ensino estão, cada vez mais, interessados em buscar alternativas metodológicas para viabilizar práticas inclusivas e este movimento por si só é um desafio. E refletir possibilidades pedagógicas requer reflexão, ação, reflexão, de forma constantes, assim, conhecimento, organização, sistematização, planejamento e avaliação fazem parte do processo.

Desta forma, incluir é um aprendizado e uma construção que envolve toda sociedade. O profissional do esporte tem como papel social garantir o direito ao esporte a todos e contribuir na construção de uma sociedade que respeite e valorize a diversidade.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

www.ievale.com.br



Live do IEVALE




Neste sábado (16/05), às 10h, realizaremos mais uma live, abordaremos o Esporte e Inclusão, com a Profa. Esp. Natalia dos Santos da Secretaria de Educação de São Bernardo do Campo, a especialista em Esporte e Inclusão, estudiosa da temática e formadora de profissional que atuam no esporte. A profa. Natalia possui uma rica e vasta experiência com o tema abordado e nos auxiliará com a nossa construção do conhecimento sobre o Esporte e Inclusão. 

Esta live compõem uma série de 8 lives semanais promovidas pelo Instituto Esporte Vale, entre os meses de maio e junho, com especialistas do ensino do esporte, mediada pelo prof. Me. Téo Pimenta, as lives serão transmitidas nas manhãs de sábados (10h) pelo Instagram do @IE.VALE

O Instituto Esporte Vale vem fomentando e promovendo eventos que trazem importantes contribuições na formação dos profissionais que atuam no ensino do esporte. 

Certificado emitido pelo Instituto Esporte Vale, maiores informações (12) 98853-4173.

Acreditamos no poder transformador do esporte.

Conheça o nosso trabalho em www.ievale.com.br e siga nossa #ievale

quinta-feira, 7 de maio de 2020

O esporte educacional como um instrumento de transformação social




Texto escrito por @teo.pimenta

O esporte educacional se constitui como uma oportunidade para crianças e jovens se envolverem em um espaço saudável, se formarem e se desenvolverem ativamente.

Cabe ressaltar que, o esporte como parte de um processo educacional mais amplo e aliado a educação seu potencial transformador se eleva. Neste sentido, para o esporte ser educacional temos que ressaltar o seu valor pedagógico, estimulá-lo nos diferentes espaços sociais e transformá-lo em um veículo de construção de valores, como: respeito, ética, companheirismo, solidariedade, compromisso, inclusão. Tal transformação passa por investimentos no profissional e abrir possibilidade e criar estímulos para que ele ensine para além do esporte.

O esporte educacional transforma-se em um das pontes para um mundo melhor, sem discriminação, sem preconceito e sem violência. Suas propostas devem enfatizar a inclusão de todos, desconstruir métodos tradicionais, fomentar um modelo de ensino focado no indivíduo que aprende, neste caso o esporte será um meio e não o um fim. No entanto, o fim seria a formação do cidadão ético e responsável socialmente.

Os profissionais devem ser capazes de romper com métodos tradicionais, construir técnicas eficazes de ensino, transformar o esporte na ponte para um mundo melhor, encorajar as crianças e jovens a desenvolverem suas potencialidades e estimulá-las a conviver com a diversidade, aprender a ser, aprender a respeitar, se autoconhecer, ou seja, por meio dos esportes poderem viver momentos significativos que as ensinem lições valiosas e que irão marcar profundamente suas vidas.

Assim, o esporte, por meio de um plano estratégico com ações organizadas e sistematizadas, poderá colaborar para formar a futura geração e contribuir na construção de um mundo melhor e mais democrático.


O Instituto Esporte Vale acredita no poder transformador do esporte, você que compartilha desse projeto siga a IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossas publicações e contribua para que o esporte seja um instrumento de transformação social.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Live do IEVALE



Neste sábado o Instituto Esporte Vale dará início a um ciclo de 8 lives semanais, entre os meses de maio e junho, com especialistas do ensino do esporte, intermediada pelo prof. Me. Téo Pimenta, as lives serão transmitidas nas manhãs de sábados (10h) pelo Instagram do @IE.VALE

O Instituto Esporte Vale vem fomentando e promovendo eventos que trazem importantes contribuições na formação dos profissionais que atuam no ensino do esporte. 

Neste sábado (09/05), às 10h, a live será com o prof. Me. Alexandre Rosa do Instituto Federal de Caraguá, profissional com vasta experiência no esporte educacional. 

Acreditamos no poder transformador do esporte.

Certificado emitido pelo Instituto Esporte Vale, maiores informações (12) 98853-4173.