Texto escrito por @teo.pimenta
Atualmente vivemos um grande desafio na área do esporte, em especial, na reflexão e formulação de práticas que priorizem a inclusão. Inicialmente
quando pensamos em inclusão, imediatamente pensamos na educação e não no
esporte, por um tempo histórico a inclusão não foi um tema desta área, o que
nos fez tardiamente iniciar uma reflexão com relação a inclusão e suas possibilidades no esporte,
sobretudo na iniciação esportiva.
Historicamente no Brasil a inclusão tornou-se um assunto
social, com o importante movimento, ocorrido nos anos 50, das mães "dos excepcionais" que lutaram pelos
direitos dos seus filhos e culminou na criação das APAEs, atualmente vivemos um outro contexto, graças aos efeitos positivos desse e de outros movimentos em nosso sociedade. Graças as lutas enfrentadas por essas mães, as
pessoas com deficiência, cada vez mais, ocupam os espaços sociais.
A inclusão se constitui como tema da educação antes
que o esporte. A escola desenvolveu suas atividades pedagógicas pautadas no
princípio da inclusão, assim, nas aulas de educação física escolar este princípio
deve reger as atividades pedagógicas, isto não significa que não há desafios no cotidiano deste professor. Não podemos deixar de destacar as contribuições sociais do esporte paraolímpico, que incentivou inúmeras pessoas as praticas esportivas.
Assim, um dos caminhos é envolver os profissionais do
esporte nos debates para juntos nos debruçamos na temática e refletirmos possíveis caminhos para a inclusão, isso significa, nos aprofundamos no tema e formularmos propostas metodológicas mais eficazes e eficientes. E quando falamos de inclusão,
de fato, pensamos desde o acesso aos espaços e
equipamentos esportivos as propostas metodológicas inclusivas para todos.
Os profissionais e as instituições de ensino estão, cada vez
mais, interessados em buscar alternativas metodológicas para viabilizar práticas inclusivas e
este movimento por si só é um desafio. E refletir possibilidades pedagógicas requer
reflexão, ação, reflexão, de forma constantes, assim, conhecimento, organização,
sistematização, planejamento e avaliação fazem parte do processo.
Desta forma, incluir é um aprendizado e uma construção que envolve toda sociedade. O profissional do esporte tem como papel social garantir o direito ao esporte a todos e contribuir na construção de uma sociedade que respeite e valorize a diversidade.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário