Texto escrito por @teo.pimenta
Observou-se um crescente desinteresse e desmotivação dos adolescentes pelo esporte, destacados nos inúmeros relatos dos profissionais e o volume de pedidos de dispensa das aulas de educação física. Muitos não chegam nem a se interessar por práticas esportivas.
Assim, temos que trazer esse problema a tona e discuti-lo profundamente, este seria um passo importante para criarmos alternativas e caminhos para o enfrentamento do problema que se constitui em um desafio profissional importante para os profissionais, tanto para o esporte quando para a educação física escolar.
O contexto atual é totalmente diferente do vivido em outros momentos no Brasil, em um passado recente adolescentes tinham vivências corporais que envolviam movimento. Hoje a interação com a tecnologia permite uma gama enorme de opções para os adolescentes, desta forma, as escolhas, na maioria dos casos, são jogos e brincadeiras tecnológicas, que estimulam pouco ou quase nenhum movimento, certamente, pelo lado esportivo, na maioria dos casos desenvolvem poucas habilidades motoras, quando as desenvolvem, são em níveis insuficientes para o desenvolvimento esportivo.
Sabemos que a educação física escolar não tem o compromisso de produzir atletas, mas, poderia ser parte integrante de um sistema para detectar potenciais talentos para o esporte, por outro lado, é sua função social estimular a paixão pelo esporte, sendo bem sucedida este plano os bônus numa vida mais ativa e saudável seriam enormes.
A formação esportiva não trata-se do acaso, de bênçãos divinas, de heranças genéticas, mas, sim de propostas bem estruturadas, construídas a partir de processos pedagógicos e metodológicos sistematizados. Infelizmente, ainda são poucas as iniciativas que desenvolvem a formação esportiva a partir de programas com ações bem definidas.
Construir metodologias eficazes envolvem a ação-reflexão-ação dos profissionais envolvidos, com potencial para gerar resultados significativas, tanto no quantitativo quanto principalmente no qualitativo do processo de formação esportiva e também, é claro, de um planejamento personalizado, construído, refletido e revisado constantemente.
Faz parte da proposta, estrategicamente, estimular a participação dos pais no processo para que sejam estimuladores de uma cultura esportiva, seja, com exemplo no dia a dia ou como incentivadores de seus filhos. É relevante levar os pais a refletirem um equilíbrio na interação com a tecnologia dos seus filhos, pois este equipamentos estimulam o comportamento sedentário. Devemos contribuir na construção de uma geração mais ativa, enfatizando que uma vida sem movimento pode levar indivíduos a morte, de forma silenciosa, os pais devem ser formados a auxiliar seus filhos a optarem por escolhas mais saudáveis.
Assim, vale ressaltar, que para produzir procedimentos metodológicos eficazes e eficientes, que gerem resultados significativos na aprendizagem, deve-se levar em consideração o contexto, que contribui para incentivar o desinteresse e a desmotivação de adolescentes para as práticas esportivas. Desta forma, trata-se de um ponto de partida para avançarmos na formulação de uma proposta adequada ao desafio que se apresenta.
A adolescência é uma fase importante da vida, não a consideramos como muitos, como uma fase de transição para a vida adulta, compreender a carga de responsabilidade que o adolescente carrega pode ser algo que irá ajudá-lo no seu desenvolvimento humano, assim, compreender o que o motiva pode ser algo importante para a construção de propostas metodológicas eficazes, eficientes e adequadas para o ensino do esporte.
É de extrema importante construirmos possibilidades metodológicas que estimulem adolescentes a prática esportiva, isso independente das escolhas individuais, nossa discussão deve ser ampliada e fomenta. Fica o convite.
Compartilhe conosco ideias relacionadas a temática Esporte e Juventude, desta forma, identifique, a partir do seu contexto, o que leva adolescentes a se desestimularem e se desinteressarem das práticas esportivas.
O Instituto Esporte Vale tem como intenção fomentar discussões relacionadas a formação de profissionais que atuam no ensino do esporte. Nos meses de maio e junho, todos os sábados, a partir das 10 horas, o IEVALE em seu Instagram com a mediação do Prof. Téo Pimenta vem realizando lives com diversos profissionais especialistas no ensino do esporte. Maiores informações pelo whatsapp (12) 98853-4173. Visite nosso site www.ievale.com.br e conheça o trabalho que estamos desenvolvendo.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário