sexta-feira, 19 de março de 2021

A Ideia das Redes de Conhecimento para a Formação de Profissionais no Esporte


Texto escrito por Téo Pimenta

Em tempos de abundância na informação, mas de miséria de conhecimento, as redes de conhecimento podem representar caminhos para o presente e futuro dos professores e professoras nos diferentes níveis e áreas de atuação. As redes sociais são utilizadas, no entanto, sua criação e interesse são para outros fins, desta forma, não são exploraram suas gigantes possibilidades com relação à formação de redes de conhecimento, sejamos críticos, as redes sociais não estão interessados e nem possuem estes objetivos. 

No entanto, as redes de conhecimento devem ser tecidos com criticidade, ampliando suas intenções, visando um maior engajamento e propor um relacionamento mais humano e horizontalizado. Podendo ser mediada pela máquina, mas com o cuidado para não nos desumanizarmos, com sabedoria sobre seus limites e potencialidades. Insistimos, as redes sociais não são voltadas para os fins do conhecimento, suas finalidades são outras. 

A ideia de rede, se constitui como caminhos que devem ser construídos para a formação de professores e professoras, visando contrapor a ideia de cadeia (DESCARTE), níveis verticais, tradicionalmente usadas na educação formal, marca característica que obedece um conhecimento sequencial, partindo do simples até chegar ao complexo, que requer um pré-requisito, este tipo de formação vem sendo abalada, pois a ideia de rede a partir das experiências constitui-se como um caminho na atualidade, exigindo trocas constantes de conhecimento, valorização do processo, que é extremamente complexo. Segundo Manhães (2004, p. 103):  


[...] o conhecimento se dá numa rede onde se entrelaçam prejuízos, intuições, inervações, autocorreções, antecipações, exageros, em poucas palavras, na experiência, que é densa, fundada, mas de modo algum transparente em todos os seus pontos. 


Para Gadotti (2005) o professor na atualidade deixou de ser um selecionador para ser organizador do conhecimento e da aprendizagem. As novas tecnologias de informação criaram novos espaços de conhecimentos. Cabe ressaltar, que a realidade brasileira o acesso a internet ainda é restrito a uma parcela significativa da população. 


[...] A sociedade em rede, ao mesmo tempo que é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem é também uma sociedade de novas exigências para o currículo, o professor e o aluno. O professor passa a ser menos lecionador e mais gestor da aprendizagem intertranscultural [...] (GADOTTI, 2005, p, 43). 


Seguimos em Gadotti que afirmou que o conhecimento por ser poder, deve-se observar sua função social, seu papel político e social. Assim, o professor na atualidade se tornou um aprendiz permanente. 

Sugere-se como proposta, no sentido de construirmos uma rede de conhecimento para o ensino do esporte, configurada dentro de uma lógica de ação em rede coletiva, solidária e plural, baseada na Pedagogia da Pergunta (PAULO FREIRE).

Deixamos um questionamento, no sentido de fomentar a reflexão, o como são tecidos nossas redes de conhecimento no dia a dia das nossas experiências e práticas cotidianas. 


Téo Pimenta é mestre, professor universitário e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


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