sexta-feira, 12 de março de 2021

Metodologias ativas no ensino do esporte


Texto escrito por Téo Pimenta

As metodologias ativas no ensino do esporte constitui-se de um debate novo, mas que já apresenta ou incita algum interesse pelos profissionais deste ramo. As referidas metodologias baseiam-se em um paradigma construtivista, que tem como essência a busca por estimular a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e também busca contrapor o modelo tradicional de ensino centrado no professor, em especial na educação física. O ensino do esporte, cabe ressaltar que vem mudando, mas ainda, em especial na prática, se baseia nos métodos e valores do esporte de alto rendimento, devemos tecer críticas da sua aplicação na iniciação esportiva.

As metodologias ativas buscam ter o aluno como um elemento central do processo de ensino e aprendizagem, inserir ideias de que o aluno seja um dos principais responsáveis pelo seu processo de aprendizagem e estimular sua participação ativa na construção do seu próprio conhecimento. 

Há algumas críticas relacionadas as metodologias ativas, não podemos deixar de citar, como: o foco no fazer e não saber, criando uma ideia da prática pela prática, uma outra importante, é que apenas as metodologias ativas, aplicadas de maneira isolada, não garante o aprendizado, especialmente o conceitual. 

Em especial, nas metodologias em questão, há um estimulo e fomento na execução de projetos, assim, gera-se a aplicação de uma das suas principais modalidades, a aprendizagem baseada na resolução dos problemas, desta maneira, entende-se estar contribuindo para o desenvolvimento do pensamento criativo, autonomia e trabalho colaborativo. Com o objetivo de incentivar uma aprendizagem mais autônoma e participativa, trazendo o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizado,  motivando-o para a aprendizagem, provocando-o ao protagonismo no processo de ensino e aprendizado. Outras modalidades seriam o ensino híbrido, a sala de aulas invertidas e a aprendizagem por pares. 

Ressalta-se também a utilização da metodologias ativas na avaliação, entendendo que a avaliação é do todo, assim, envolve avaliar o professor, o método empregado, o processo de ensino, os alunos, entre outros aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem. Lembre-se que cada indivíduo aprende do seu jeito e no seu tempo, não podemos esquecer deste importante detalhe. Outros questões relevantes que devemos observar são: para qual criança ensinamos, de que contexto e o que ensinamos. 

É importante destacar que deve-se estimular, dentro das metodologias ativas, o princípio do aprender a aprender, promover uma aproximação com a realidade da sociedade e gerar curiosidade, Entende-se que o conhecimento vem com a busca, então, deve-se promover trocas, diálogos por meio de rodas de conversa e trabalhos coletivos, isto seria de fundamental importância dentro do processo de ensino e aprendizado.

Por fim, discute-se na educação física, pela sua natureza prático/corporal, por si só, já estaríamos aplicando metodologias ativas, mas sabe-se que esta afirmação é simplista e baseada no empirismo do cotidiano. No contexto atual devemos refletir sobre os métodos e as ações pedagógicas com periodicidade, buscar os pares para o diálogo e aprimoramento do saber didático-pedagógico. Neste sentido, devemos procurar por métodos que busquem romper com modelos baseados no ensino tradicional e aprofundar-se nos seus conhecimentos, sobretudo, no ensino do esporte. Como panorama atual, no entanto, observamos uma realidade de profissionais que caminham a passos lentos neste sentido.

Téo Pimenta é mestre, professor universitário e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

2 comentários:

  1. As metodologias ativas se mostram importantes atualmente, na busca do protagonismo dos educandos no processo ensino aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No entanto devemos ter cautela, pois carece de mais aplicação, avaliação e reflexões acerca dos seus métodos aplicados a educação física, em especial, o ensino do esporte. Em suma, necessita de um maior aprofundamento das suas ideias. Mas a julgamos como interessante.

      Excluir