Segundo Vianna e Lovisolo (2009) discutiu o tempo baixo de permanência (6 meses) das crianças e adolescente em Programas de Inclusão Social, como este fator, cabe destacar, pouco estudado, tem comprometido os objetivos institucionais propostos, tanto os relacionados a formação esportiva quanto os relacionados ao ensino do valores. Outro ponto relevante é que se cria por parte da instituição uma expectativa para as crianças e adolescentes participante de projetos socioesportivos, que acaba por não se concretizar, causando a uma evasão dos alunos, neste sentido é necessário um alinhamento das propostas com as expectativas individuais, no sentido por minimizar as evasões nos programas socioesportivos. Os pesquisadores apontam, a partir deste estudo que a permanência dos participantes dos projetos sócio esportivo seja de 80% menos de 1 ano e 16% entre 1 e 2 anos, ou seja, apenas as boas intenções não são necessárias para a obtenção dos objetivos e metas institucionais, neste caso, as propostas devem ser constantemente avaliadas, em especial as ligadas os motivos das evasões e baixa inclusão nos programas.
Aproveitamos para agradecer a profa. Me. Rosangela Domingos, professora universitária, atuante na formação docente, com uma vasta experiência em programas socioeducativos e um amplo conhecimento nas teorias da Pedagogia Social; e o prof. Me. Teófilo Pimenta, nosso diretor, também professor universitário e que possui uma vasta experiência no ensino do esporte, tendo como seu principal referencial a Pedagogia do Esporte, ambos apresentaram valiosas contribuições para o nosso debate acerca da temática.
Agradecemos também, a participação dos professores e professoras de diferentes partes do Brasil, podemos dizer que o evento teve representantes de norte a sul do país e é claro, o nosso grupo de professores e professoras do Vale e região que marcaram a presença.
Gratidão a toda a equipe IEVALE envolvida no planejamento e organização do WEBNÁRIO Ensino do Esporte, evento que iniciou com uma perspectiva e que demonstra ter um grande potencial na formação dos profissionais do ensino do esporte brasileiro. Ressaltamos que as ideias só nascem, se transformam em projetos e acontecem, efetivamente, graças ao envolvimento e comprometimento de toda a equipe.
Por fim, o IEVALE tem procurado promover encontros, eventos, projetos que visam contribuir no desenvolvimento e aprimoramento das ações e práticas pedagógicas dos professores e professoras inseridos/as no ensino do esporte, assim, constitui-se em uma grande comunidade colaborativa.
Nosso próximo Webnário Ensino do Esporte será realizado no dia 27/05 a partir das 18h. Também convidamos todos e todas a participarem das lives promovidas, semanalmente, no Instagram do IEVALE, todas as sextas-feiras, a partir das 12h.
Conheça o E-book Refletir o Ensino do Esporte
Acreditamos no poder transformador do esporte
Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário