Texto escrito por @teo.pimenta
Mediamos conflitos no esporte, de forma imediata, para não se estabelecer o caos e que situações de conflito não se tornem frequentes e insustentáveis, assim, todos buscamos por um espaço de aprendizado saudável para o desenvolvimento do ensino do esporte.
Os conflitos são excelentes fontes de reflexões e nos apresentam uma rica possibilidade de termos grandes resultados na construção da autonomia do indivíduo, neste caso, a mediação de conflitos se constituirá de uma parte estratégica do método de ensino do esporte.
Autonomia trata-se de uma construção a partir das experiências do cotidiano, um projeto a longo prazo. Conceitualmente autonomia seria a liberdade de realizar escolhas sem se anular e nem anular o outro, que envolve uma capacidade de se relacionar de igual para igual com o outro, não se trata de algo acabado é um processo contínuo e inacabado, uma capacidade que vem com as experiências, portanto, deve ser um processo constantemente refletido e estimulado.
A construção da autonomia pode ser desenvolvida a partir das experiências vividas em situação de conflitos. Evidente que nas situações reais de conflito não há possibilidades de controlá-las, mas sim mediá-las, de forma estratégica. Os conflitos não podem ser ignorados, negligenciados, nem tão pouco, apresentarmos respostas e caminhos para a resolução dos conflitos. O grupo mediado pelo professor irá a sua maneira descobrir os caminhos, enfrentar as dificuldades e descobrir as saídas para os problemas.
Aos professores cabem o papel de mediador, vejam, se resolverem todas as situações de conflitos para os alunos, os limitamos e condicionamos a apresentar uma resposta, mas, se o grupo de alunos for incentivado a refletir e explorar o problemas, podem surgir inúmeras possibilidades de respostas, ou seja, diversas saídas.
No esporte existem inúmeras situações de conflitos, diversas oportunidades de mediação, desde a organização a tomada de decisão nos/dos jogos, vale ressaltar que devemos levar em conta as diferentes etapas de desenvolvimento e maturidade dos participantes. Estimular momentos de aprendizado reflexivo seria algo fundamental no processo de construção da autonomia. Assim, o professor deve ser preparado para ser um mediador e não um mero fiscalizador do espaços, limitando-se a vigiar e punir os integrantes do seu grupo de alunos.
O método deve promover momentos, vivências e experiências sistematizadas, estimular a criação de momentos de atividades sem a intervenção do professor, construir espaços para o atividades espontâneo, estas são algumas iniciativas que poderão contribuir para a construção e formação da autonomia.
A formação pelo esporte deve ser refletida constantemente, os métodos de ensino devem ver o indivíduo que aprende como um elemento central do processo de ensino e aprendizado, ir além dos resultados esportivos e contribuir efetivamente na formação humana.
Certamente os momentos de conflito ocorreram e serão necessários mediação, desta forma, devemos construir estratégias eficientes e eficazes. Todos aprendemos com as experiências de conflito e adquirimos novos conhecimentos, estes momentos são significativos no aprendizado e na construção da autonomia. Fato é que todos aprendemos juntos, alunos e professores.
O Instituto Esporte Vale acredita no poder transformador do esporte, você que compartilha desse projeto siga a IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossas publicações e contribua para o esporte seja um instrumento de transformação social.
Falou tudo Téo.
ResponderExcluirO debate é bem amplo e procuramos seguir aprofundando com as discussões.
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