sexta-feira, 19 de junho de 2020

Escola de Esporte



Texto escrito por @teo.pimenta
A escola de esporte deveria constituir-se de programa de formação esportiva que envolveria educação, esporte, saúde e lazer. As cidades que implantaram as escolas de tempo integral, deveriam investir em programas de incentivo a formação e prática esportiva de crianças e jovens. Há uma crítica aos modelos de escola de tempo integral que utilizam o esporte com a finalidade de preencher o tempo dos seus alunos, sem um método organizado e estruturado, sendo incapazes de ensinar esporte e algo de valor por meio da prática esportiva. Entende-se que ensinar esporte requer um método que possa aprofundar sistematicamente no ensino do conteúdo, assim, observa-se poucas propostas com esta perspectiva. 

É importante ressaltar que a intenção da educação física escolar é abordar o esporte como um fenômeno sociocultural, sendo assim, um assunto da disciplina, em um passado recente a educação física escolar tratou o esporte como o seu conteúdo prioritário, no entanto, a partir do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1996) surgiu discussões sobre formas de ampliação e diversificação dos conteúdos abordados pela educação física no contexto escolar, assim, foram inseridos outros elementos da cultura corporal, como: lutas, ginásticas, danças, jogos e brincadeiras. E o esporte passa a ser mais um dentre esses conteúdos nas aulas de educação física, no entanto, percebe-se ser uma tarefa difícil apagar a perspectiva esportista na educação física escolar. 

Desta forma, escolas de esporte, em um contexto regional como a Escola de Atleta e Formação Integral (EAFI), em Taubaté e os Ginásios Experimentais Olímpicos (GEO), do Rio de Janeiro, são exemplos, que ilustram as possibilidades do fomento e desenvolvimento do ensino do esporte de forma aprofundada. Pelo Brasil, verificou-se poucos programas com ênfase no ensino aprofundado do esporte, baseado em propostas metodológicas sólidas.

Escolas de esporte se destacam por programas pautados por propostas metodológicas organizadas, formados por professores de educação física especialistas no ensino do esporte em cada modalidade esportiva, é importante destacar a presença do profissional de educação física capacitado no ensino do esporte, que aprendeu com são desenvolvidas as capacidades motoras, cognitivas e comportamentais das crianças e adolescentes para o desenvolvimento do esporte. 

Com relação aos resultados desses programas, são construídos em um longo prazo, resultados imediatos não são sólidos, ressaltamos, não é pertinente produzirmos atletas colecionadores de títulos nas categorias menores, o método deve cumprir as etapas, iniciação, aperfeiçoamento, especialização de forma refletidas e cautelosas. Modelos, construídos a partir de uma metodologia bem planejada, devem ser ampliados imediatamente pelas instituições que desenvolvem o ensino do esporte pelo país.

Assim, cabe destacar a importante de se promover programas de formação esportiva, pautados em metodologias específicas, com propostas, objetivos e intenções bem claras e definidas, que irão contribuir com o desenvolvimento da do ensino do esporte nas escolas de tempo integral. Desta forma, desenvolver o esporte nas escolas de tempo integral demostrou-se ser possível a partir de um plano incentivado por setores privados e públicos, assim, modelos de ensino do esporte pautados em procedimentos metodológicos bem definidos, demostraram essa possibilidade.

O Instituto Esporte Vale acredita no poder transformador do esporte, você que compartilha desse projeto, siga a IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossas publicações e contribua para que o esporte seja um instrumento de transformações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário