Texto escrito por @teo.pimenta
A Pedagogia do Esporte avança cada vez mais como área do conhecimento da Educação Física, uma das suas vocações é transformar o esporte em algo mais inclusivo, menos excludente e mais democráticos. Assim, o interesse maior da Pedagogia do Esporte é focar em quem aprende e não apenas no movimento por si só. Inovando as ações pedagógicas ao ter o ser que se move como seu elemento central.
Neste sentido há uma crescente valorização da didática e do método que possibilita novas relação na organização do processo de ensino e aprendizado. Dentro desse processo o professor de educação física tem autonomia para organizá-lo e deve abandonar, de uma vez por todas, as práticas espontâneas, sem uma estruturação, organização e sistematização.
As metodologias atuais, de ensino do esporte, especialmente nos jogos de invasão, buscam desenvolver um aluno autônomo, capaz de resolver, por meio da sua inteligência corporal, os problemas que surgem no contexto do jogo. Romper com métodos limitantes como analítico/parcial que extraem o contexto do jogo para o ensino, aprendizado e aperfeiçoamento dos fundamentos dos esportes coletivos e individuais. Evitamos desenvolver o ensino dos fundamentos por parte, de modo fragmentado.
O jogo é utilizado para estimular as habilidades e capacidades necessárias para o esporte, acreditamos pela complexidade dos diferentes jogo seja um fator motivante, especialmente para os iniciantes, desta forma, possibilita tornar a modalidade esportiva ensinada mais pedagógica, lúdica e prazerosa. No jogo, necessariamente o aluno deverá desenvolver posicionamento, movimentação, ações conjuntas e com a presença do adversário. Para manter a motivação do aprendiz, estrategicamente, o gol, a cesta, o ponto são elementos fundamentais. Aparentemente, esta afirmação soa como óbvia, mas na prática muitos professores que atuam no ensino do esporte ainda erram ao excluir as finalizações no jogo. Por fim, no jogo o aluno aprende as técnicas e noções básicas de tática participando ativamente do contexto.
Desta forma, o professor constitui-se de um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizado do esporte, que irá organizar e monitorar as ações dos alunos e tornar o processo de ensino e aprendizado cada vez mais complexo, assim, atingindo o objetivo proposta pela Pedagogia do Esporte, que seria partir do simples, que seria a executar fundamentos específicos da modalidade e atingir o complexo, jogar o jogo de forma autônoma e propriamente dita.
O Instituto Esporte Vale atua no ensino do esporte, acredita no poder transformador do esporte, compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para que o esporte seja um instrumento de transformações sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário