terça-feira, 10 de agosto de 2021

Webnário Ensino do Esporte | Dias: 26/08, 30/09, 28/10 e 25/11


Foram definida as datas para a realização do Webnário Ensino do Esporte neste semestre, os dias são: 26/08, 30/09, 28/10 e 25/11, das 18h às 19h. 

As atividade são gratuitas e ao vivo, via plataforma digital. O objetivo primária do Webnário Ensino do Esporte será promover diálogos sobre temas e assuntos relacionados ao ensino do esporte. Visamos auxiliar o desenvolvimento dos profissionais participantes e contribuir para as reflexões acerca das suas práticas e ações pedagógicas. Por fim, convidamos todos os interessados na temática a se juntar a nossa comunidade colaborativa.

Certificado pelo IEVALE* 


Inscreva-se aqui


Siga o IEVALE nas redes sociais

YouTube

Blog

Facebook

Instagram



Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale1998@gmail.com | (12) 98845-4676

Acreditamos no poder transformador do esporte



*Os cerificados serão enviados via email, mediante pagamento de uma taxa de emissão.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Em setembro o IEVALE realizará a III Jornada da Pedagogia do Esporte


No dia 11 de setembro de 2021 será realizada pelo IEVALE a III Jornada da Pedagogia do Esporte, novamente devido a pandemia realizaremos de maneira digital, o tema será "o ensino do esporte após a pandemia", contaremos com 14 especialistas, dentre eles: as ex atletas olímpicas Alessandra Santos do basquete, medalhista olímpica (prata em Atlanta-1996 e bronze em Sidney-2000), Lígia da Silva do tênis de mesa (Sidney-2000, Atenas-2004 e Londres-2012), atualmente treinadora da base na CBTM e Larissa Maia da ginástica (Atenas-2004), além de professores especialistas que irão compor quatro mesas temáticas que debateram o ensino do esporte. Por fim, teremos duas palestras com as autoridades do esporte, a profa. Dra. Kátia Rubio (USP) e o prof. Dr. Alcides Scaglia (UNICAMP). Em breve divulgaremos a programação. Pretendemos proporcionar uma experiência muito intensa e com muitos conhecimentos sobre o ensino do esporte.

O Instituto Esporte Vale vem desde 2018 promovendo eventos que abordem as questões que envolvem o ensino do esporte, procurando suprir uma carência de eventos relacionados à formação continuada dos profissionais da região do Vale do Paraíba.


III Jornada da Pedagogia do Esporte

Data: 11 de setembro de 2021

Horas: 9h às 15h

Local: YouTube e Facebook do IEVALE

Investimento: Gratuito

Certificado: IEVALE (6 horas de duração)

Informações e inscrições: ievale@ievale.com.br | (12) 98845-4676


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br | ievale@ievale.com.br | (12) 98845-4676

Acreditamos no poder transformador do esporte

quinta-feira, 22 de julho de 2021

Ketiley Batista e o prof. Teófilo Pimenta participaram de um bate papo promovido pelo SESC Taubaté nesta quinta-feira (22)


O prof. Teófilo Pimenta, diretor do Instituto Esporte Vale, participou nesta quinta-feira (22/07) do bate-papo O Vale do Paraíba nos Jogos: passado, presente e futuro promovido pelo SESC Taubaté, participaram do diálogo a atleta olímpica de Pindamonhangaba Ketiley Batista, que representará o Vale e o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2021 e o mediador prof. Luís Emílio Boldrin, monitor de esporte do SESC Taubaté, profundo conhecedor da história do esporte brasileiro, juntos dialogaram sobre as perspectivas do esporte da região do Vale do Paraíba.

Autor do e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale o prof. Teófilo teve a oportunidade de dialogar sobre o surgimento da proposta e ideia do seu e-book, do processo de criação do material, o levantamento dos nomes, as histórias, feitos e trajetórias esportivas dos 16 atletas da região que participaram dos Jogos Olímpicos, dos Jogos Olímpicos do Japão-1964 ao Rio-2016. 

A atleta Olímpica Ketiley Batista é a atual tri campeã do Troféu Brasil e Sul-Americana, destacou o trabalho que vem realizando juntamente com o seu técnico prof. Luiz Gustavo Consolino, profissional fundamental na sua carreira esportiva, conforme ela destacou. Mencionou seus momentos de treinamento no Japão e as suas expectativas para as competições olímpicas. 

O diálogo foi muito agradável e interessante e contemplou a ideia da atividades que era buscar inspirações nas histórias dos atletas do passado, estar atentos nos atletas do presente e construir uma perspectiva para o futuro do esporte da região. Assim, a ocasião serviu para o registro do momento especial da carreira da jovem e promissora esportista do Vale, que deixou de ser futuro ao se tornar, surpreendentemente, o presente do esporte brasileiro, elevando o nome de Pindamonhangaba mais uma vez, ao alto nível mundial. 

O IEVALE aproveita a oportunidade para reforçar a torcida por uma excelente participação da atleta Ketiley Batista, estamos certos que ela irá representar com honra o Vale. E quanto ao prof. Teófilo seguimos esperando novas e atualizadas edições, inserindo os novos nomes de Tóquio-2021, como o caso da atleta Keyiley Batista de Pindamonhangaba.

O bate papo encontra-se no canal do SESC Taubaté, na plataforma Youtube, os  interessados em assistir podem acessar aqui para assistir. 

Interessados em adquirir o e-book OLÍMPICOS E OLÍMPICAS DO VALE, material que homenageia os 16 atletas olímpicos que representaram a região em Jogos Olímpicos e contribui com a memória esportiva da região, por favor, entrem em contato com o prof. Teófilo Pimenta nas suas redes sociais (Instagram

Siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e junte-se a nossa comunidade colaborativa para que possamos avançar nos diálogos sobre o esporte. 


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98845-4676


Acreditamos no poder transformador do esporte

quinta-feira, 24 de junho de 2021

O prof. Me. Beto (Roberto Costa) debateu a Pedagogia do Esporte no último encontro do Webnário Ensino do Esporte promovido pelo IEVALE


Hoje fechamos o ciclo dos debates deste semestre realizados pelo Instituto Esporte Vale (IEVALE) no Webnário Ensino do Esporte, assim, de maneira retrospectiva relembraremos alguns dos momentos que marcaram este evento.   

O Webnário Ensino do Esporte teve início no dia 25 de março com uma discussão sobre Esporte e Educação, proposta pelo prof. Me. Igor Moreira, visando abordar a formação do cidadão pelo esporte. No dia 29 de abril tivemos o segundo encontro conduzido pela profa. Me. Rosângela Domingos que apresentou o tema Esporte e Inclusão, nas suas diversas dimensões. O terceiro encontro o Ensino Híbrido no Esporte foi o tema abordado pelo prof. Me. Fábio Mamel no dia 27 de maio, que na ocasião apresentou apontamentos que permitiram a reflexão desta possibilidade no ensino do esporte. Por fim, hoje (24/06) realizamos o último encontro do Webnário Ensino do Esporte com a discussão sobre Pedagogia do Esporte, conduzidas pelo prof. Me. Beto (Roberto Costa), o referido professor nos apresentou um debate interessante sobre a construção de competência essenciais para o jogo. Os debates realizados nos encontros do Webnário Ensino do Esporte tiveram a mediação do nosso diretor, o prof. Me. Teófilo Pimenta.

Nos encontros foram proporcionados inúmeras momentos de trocas e muito aprendizado, tivemos a satisfação de reuniu professores e professoras do norte ao sul do país. Desta maneira, é possível afirma que o IEVALE, por meio de eventos digitais, vem ganhando uma projeção nacional.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os professores e professoras que acreditam nas nossas propostas, aos amigos e parceiros que se colocam a disposição para nos ajudaram no avanço e aprofundamento dos diálogos e debates acerca dos temas relacionados ao ensino do esporte, em especial, o nosso diretor prof. Me. Teófilo Pimenta por conduzir este e todos os outros projetos do IEVALE. Por fim, gostaríamos de convidá-los a participarem das lives semanais promovidas no Instagram do IEVALE, todas as sextas-feiras, a partir das 12h.

Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte. 


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98845-4676


Acreditamos no poder transformador do esporte


sábado, 5 de junho de 2021

Lançamento do e-book Olímpicos e Olímpicas do Vale


Em 27 de maio, no Webnário Ensino do Esporte, ocorreu o lançamento do e-book OLÍMPICOS E OLÍMPICAS DO VALE, de autoria do nosso diretor, o prof. Me. Teófilo Pimenta


O e-book OLÍMPICOS E OLÍMPICAS DO VALE trata-se de uma singela homenagem a 16 atletas olímpicos que representaram a região em Jogos Olímpicos. O material se constitui de um trabalho de quase dois anos de pesquisa do
prof. Teófilo, que visa contribuir com a memória esportiva da região e valorizar o/a esportista olímpico/a do Vale. 

Preço: R$ 20,00
Chave do Pix: ievale1998@gmail.com
Após o pix avise-nos e enviaremos imediatamente o e-book por e-mail



Neste mesmo ano de 2021 lançamos o e-book Refletir o Ensino do Esporte, que é composto por 29 textos reflexivos do prof. Me. Teófilo Pimenta, que visam apresentar temas relacionados ao ensino do esporte, baseado nas suas experiências como professor na educação física, sobretudo, no ensino do esporte, formador de professores e professoras como prof. universitário e diretor do Instituto Esporte Vale.  

Preço: R$ 25,00
Chave do Pix: ievale1998@gmail.com
Após o pix avise-nos e enviaremos imediatamente o e-book por e-mail


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte. 


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98845-4676


Acreditamos no poder transformador do esporte


#institutoesportevale #ievale

quinta-feira, 3 de junho de 2021

No Webnário Ensino do Esporte de maio foi abordado o tema Ensino Híbrido no Esporte

 


Ensino Híbrido no Esporte foi o tema abordado no terceiro encontro do Webnário Ensino do Esporte. Os professores Fábio Mamel e Teófilo Pimenta apresentaram apontamentos que permitiram a reflexão desta possibilidade no ensino do esporte. 

Reconhecemos que a internet e o momento atual proporcionou o avanço da aplicação desta modalidade de ensino, porém, julgamos importante refletir seus limites e suas potencialidade. Por fim, foi um encontro, como nos outros, de muito aprendizado, trocas de conhecimentos, experiências e emoções.

Aproveitamos a oportunidade para dizer a todos os professores e professoras participantes que estamos juntos, de mãos dadas neste desafio, superaremos juntos; agradecemos as ricas contribuições acerca do tema dos profs. Fábio Mamel e Teófilo Pimenta

O nosso próximo encontro será dia 24/06, às 18h. Inscreva-se aqui e até lá.



Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte. 


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Live IEVALE 2021



O Instituto Esporte Vale vem desde o final de abril deste ano promovendo e desenvolvendo, as sextas-feiras, 12h, na sua rede social (instagram), diálogos interessantíssimos sobre diversos e variados temas relacionados ao ensino do esporte, com profissionais especialista e pesquisadores, mediado pelo prof. Me. Teófilo Pimenta. 

O referido projeto havia sido desenvolvido nos meses de maio e julho de 2020, sendo retomado em 2021, entre os meses de abril e maio deste ano participaram das lives: o prof. Me. Fernando Tross (Fininho) que abordou o tema Esporte, Crescimento e Desenvolvimento Infantil (30/04/2021); o prof. Me. Igor Moreira que desenvolveu o tema Esporte e Educação (07/05/2021); o prof. Me. Roberto Costa (Beto) que tratou do tema Pedagogia do Esporte (14/05/2021); a profa. Me. Lerrine Schildberg que discutiu a Base Nacional Comum Curricular/BNCC (21/05/2021); por fim, a profa. Me. Marcela Ximenes que tratou do tema Talento Esportivo: como detectar, selecionar e promover (28/05/2021).

Todos os diálogos encontram-se armazenados na rede social (instagram) do Instituto Esporte Vale (@ie.vale). Acesse e siga-nos nas redes sociais.

 

Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

sexta-feira, 30 de abril de 2021

O Esporte e Inclusão foi o tema abordado no 2º encontro do Webnário Ensino do Esporte, evento promovido pelo IEVALE


Nesta quinta-feira (29/04) foi realizado o segundo encontro do Webnário Ensino do Esporte, abordado o pertinente e atual  tema Esporte e Inclusão, explorando as suas diversas dimensões, desde intervenção pedagógica a política pública de inclusão, em especial as que estimulam o acesso e adesão ao esporte, numa perspectiva da efetivação do esporte para todos.

Segundo Vianna e Lovisolo (2009) discutiu o tempo baixo de permanência (6 meses) das crianças e adolescente em Programas de Inclusão Social, como este fator, cabe destacar, pouco estudado, tem comprometido os objetivos institucionais propostos, tanto os relacionados a formação esportiva quanto os relacionados ao ensino do valores. Outro ponto relevante é que se cria por parte da instituição uma expectativa para as crianças e adolescentes participante de projetos socioesportivos, que acaba por não se concretizar, causando a uma evasão dos alunos, neste sentido é necessário um alinhamento das propostas com as expectativas individuais, no sentido por minimizar as evasões nos programas socioesportivos. Os pesquisadores apontam, a partir deste estudo que a permanência dos participantes dos projetos sócio esportivo seja de 80% menos de 1 ano e 16% entre 1 e 2 anos, ou seja, apenas as boas intenções não são necessárias para a obtenção dos objetivos e metas institucionais, neste caso, as propostas devem ser constantemente avaliadas, em especial as ligadas os motivos das evasões e baixa inclusão nos programas. 

Aproveitamos para agradecer a profa. Me. Rosangela Domingos, professora universitária, atuante na formação docente, com uma vasta experiência em programas socioeducativos e um amplo conhecimento nas teorias da Pedagogia Social; e o prof. Me. Teófilo Pimenta, nosso diretor, também professor universitário e que possui uma vasta experiência no ensino do esporte, tendo como seu principal referencial a Pedagogia do Esporte, ambos apresentaram valiosas contribuições para o nosso debate acerca da temática. 

Agradecemos também, a participação dos professores e professoras de diferentes partes do Brasil, podemos dizer que o evento teve representantes de norte a sul do país e é claro, o nosso grupo de professores e professoras do Vale e região que marcaram a presença. 

Gratidão a toda a equipe IEVALE envolvida no planejamento e organização do WEBNÁRIO Ensino do Esporte, evento que iniciou com uma perspectiva e que demonstra ter um grande potencial na formação dos profissionais do ensino do esporte brasileiro. Ressaltamos que as ideias só nascem, se transformam em projetos e acontecem, efetivamente, graças ao envolvimento e comprometimento de toda a equipe.

Por fim, o IEVALE tem procurado promover encontros, eventos, projetos que visam contribuir no desenvolvimento e aprimoramento das ações e práticas pedagógicas dos professores e professoras inseridos/as no ensino do esporte, assim, constitui-se em uma grande comunidade colaborativa.

Nosso próximo Webnário Ensino do Esporte será realizado no dia 27/05 a partir das 18h. Também convidamos todos e todas a participarem das lives promovidas, semanalmente, no Instagram do IEVALE, todas as sextas-feiras, a partir das 12h. 

Conheça o E-book Refletir o Ensino do Esporte




Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.


#institutoesportevale #ievale



terça-feira, 20 de abril de 2021

Diálogos IEVALE com o prof. Renato Toledo, diretor de Esporte de Cunha


Nesta tarde os professores Teófilo Pimenta, Instituto Esporte Vale e Renato Toledo, diretor de Esporte de Cunha, se reuniram para um diálogo sobre o esporte. 

O prof. Renato Toledo destacou sua experiência a frente do Diretoria de Esporte de Cunha desde o início de 2021, sobretudo os desafios na pandemia. Profissional com uma experiência de 10 anos, formou-se pela ESC (Escola Superior de Cruzeiro) e possui duas especializações. Atua como professor na educação básica da rede particular de ensino e é proprietário de uma academia de natação.  

O Esporte enquanto diretoria está subordinado a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Em Cunha é baseado em eventos e competições, possui uma forte tradição nos campeonatos de futebol e futsal, destacando na organização das competições da região central e também em competição da região rural da cidade, cerca de 50% da população de Cunha situa-se na zona rural do município. 

A equipe da respectiva Diretoria se constitui-se de dois funcionários responsáveis pela manutenção e o diretor, único profissional especialista, neste caso o diretor apontou ser necessário mais profissionais para o desenvolvimento das atividades e projetos que pretende implantar na cidade. 

Atualmente o município possui escolinha de futebol e futsal desenvolvida por entidades esportivas da cidade. Assim, o prof. Renato pretende dar um suporte e apoio a essas entidades, implantar escolas municipais de esporte de diversas modalidade, desta maneira, ampliando a oferta de modalidades e o acesso ao esporte na cidade.  

O prof. Renato destacou o significativo interesse pelo ciclismo, estima-se que seja uma média de 80% este crescimento. Mencionou que há uma competição tradicional, onde os ciclistas percorrem um trajeto de 52 km pela  estrada Real Cunha-Paraty, tendo a possibilidade de curtir uma vista incrível ao longo do percurso. Destacou também o tradicional circuito de corrida na montanha, promovido por uma empresa local, que devido a pandemia teve que ser adiado.  

O diretor esportivo tem observado nos últimos anos que tem aumentado a preocupação com a saúde e qualidade de vida da população de Cunha. Resultado, houve um crescimento dos espaços relacionado a atividade física, como: academias (práticas corporais e de atividades aquáticas), estúdios de funcional e de pilates na cidade.

Aproveitamos para agradecer o Prof. Renato Toledo pela sua atenção conosco e pela conversa agradável. Nos colocamos à disposição para refletir propostas e projetos que visem o desenvolvimento do esporte de Cunha.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

sexta-feira, 16 de abril de 2021

Diálogos IEVALE com Cleryston Giovanni, secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Piquete


Na manhã desta sexta-feira estiveram reunidos para uma conversa virtual sobre o esporte de Piquete os professores Teófilo Pimenta, diretor do Instituto Esporte Vale e Cleryston Giovanni, secretário-adjunto de Esporte e Lazer de Piquete.

O jovem prof. Cleryston é formado em educação física pela FAPI  (Faculdade de Pinda) e atualmente compõe a equipe gestora da Secretaria de Esporte e Lazer de Piquete, município que possui cerca de 14 mil habitantes e com uma baixa arrecadação, assim, a população carece do apoio das políticas públicas para a prática esportiva, de atividade física e de lazer. 

Mesmo assim, conforme ressaltou o prof. Cleryston as escolas de esporte municipais de Piquete tem formado esportistas para o cenário regional e nacional. Caso do Kauã Vinícius, atleta de 16 anos, que recentemente assinou contrato profissional com o Palmeiras e segue atuando na base do clube paulista. 

Conforme nos disse, reativar o Estrela de Piquete é um dos seus "sonhos" profissionais, equipe de futebol que representou a cidade em competições estaduais promovidas pela Federação Paulista de Futebol (FPF) entre os anos de 1950 e 1970. Do Estrela permanece o estádio, que foi cedido por uma empresa da cidade a prefeitura de Piquete. 

Destacou que a Secretaria de Esporte e Lazer pretende após a pandemia, ampliar a oferta do esporte por meio da formulação de projetos. Ressaltou a importância do trabalho realizado na prevenção de doenças, qualidade de vida e saúde realizado no município de Piquete. Tendo como intenção propor projetos vinculados a leis federais e estaduais, como por exemplo o FADENP, que na sua visão poderia viabilizar o fomento de recursos que poderiam auxiliar o desenvolvimento do esporte no município. 

Segundo o gestor, Piquete vem se destacando no esporte de aventura, pois, possui uma das melhores estruturas no vale para a prática do voo livre, neste caso, pretende desenvolver uma maior aproximação com o referido esporte. 

Por fim, aproveitamos para agradecemos a atenção do gestor e nos colocamos à disposição da Secretaria de Esporte e Lazer para eventuais parcerias em projetos que visem o desenvolvimento do esporte em Piquete.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

Diálogos IEVALE com o prof. Augusto Rédua, secretário de Esporte de Lorena


Nesta quinta-feira o prof. Teófilo Pimenta se reuniu virtualmente com Prof. Augusto Rédua, secretário de Esportes de Lorena para conversar sobre a realidade e as perspectivas do esporte na cidade de Lorena. 

O jovem secretário Augusto é formado em educação física pela ESC/ESEFIC e com mestrado na Rússia, sobre Treinamento Esportivo. Passou pelo Quênia para observar os famosos corredores quenianos, conhecer a cultura esportiva do país africano e estudar os métodos de treinamento esportivo dos principais corredores do mundo. Conforme nos afirmou, estas experiências e conhecimentos podem contribuir no seu trabalho como gestor.

Em 2012 o prof. Augusto teve uma experiência como secretário adjunto, onde foi o chefe da delegação de Lorena nos Jogos Regionais, realizado em Caraguatatuba. Agora está tendo a oportunidade de assumir a Secretaria de Esportes de Lorena. 

Profissional atento às mudanças sociais, se preocupa com os impactos da tecnologia no desenvolvimento físico e motor das crianças, assim, segundo vem observando um evidente desinteresse das crianças pelo esporte. Desta forma, seu desafio será procurar estratégias para estimular o esporte a esta população. Desta maneira, seu planejamento irá buscar facilitar o acesso e uma massificação do esporte na cidade de Lorena. Segundo o prof. Augusto este serão seus objetivos a serem alcançados nos próximos quatro anos, procurando se basear em experiências de países como Grã-Bretanha, Estados Unidos, China e dos países do Leste Europeu. 

Afirmou que irá buscar estimular o esporte de rendimento, dando oportunidade aos atletas da cidade para representar o município nas competições locais e regionais. Neste caso, seu plano será levar os esportes para regiões afastadas da cidade e realizar intercâmbios com as cidade mais próximas, estimulando a participação em competições locais e regionais. 

Em meio a pandemia, acredita que atividades individuais pode ser liberadas, ainda neste primeiro semestre, claro seguindo todos os protocolos recomendados e conforme os apontamentos dos estudos científicos, assim, pode haver a liberação das academias e do atletismo, em especial as modalidades individuais, o prof. Augusto tem uma expectativa para a abertura desses espaços ainda neste primeiro semestre. 

O prof. Augusto ressaltou o apoio que vem recebendo do prefeito Silvio Balerini, esportista reconhecido na cidade, ex jogador de futebol profissional e professor de educação física, segundo o prof. Augusto o prefeito apoio o esporte e reconhece a sua importância para promover a qualidade de vida das pessoas. 

Por fim, agradecemos o prof. Augusto pela atenção e pelo momento de trocas de conhecimento e experiências, saiba que estamos a disposição para dialogar e discutir projetos e propostas que possam contribuir para desenvolvimento do esporte na cidade de Lorena. 


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Diálogos IEVALE com Alexandre Souza, coordenador de Esporte de Santo Antônio do Pinhal


Na tarde da última terça-feira (13/04) o nosso representante prof. Teófilo Pimenta se reuniu com Alexandre Souza, coordenador de esporte órgão vinculado a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Santo Antônio do Pinhal. 

Recém empossado Alexandre está quatro meses a frente do Esporte da cidade e nos recebeu para uma conversa virtual sobre esporte, carreira profissional e nos apresentou os projetos realizados pela pasta na respectiva cidade, sobretudo, antes da pandemia. 

Santo Antônio do Pinhal basicamente desenvolve a linha do esporte formação, atendendo crianças e adolescentes de 7 a 14 anos nas seguintes modalidades esportivas: futsal, futebol, vôlei, basquete, karatê e jiu-jitsu. 

Segundo Alexandre a ideia após a pandemia é dar sequência aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos com a terceira idade, manter os eventos tradicionais como os Jogos de Verão, realizados nas férias de janeiro e os campeonatos municipais de futebol e futsal, para as diversas faixas de idade. 

Também tem planejado implantar festivais esportivos nos bairros, executar um projeto voltado a prática da corrida para crianças, adolescentes e adultos e estimular eventos vinculados as modalidades de aventura e ao ar livre, um potencial local.

Após pandemia, com a liberação da atividade de forma segura, pretende retomar o esporte na cidade, pois a perspectiva de Alexandre que ao fim da pandemia e a procura por atividades e práticas esportivas irá aumentar e a Coordenadoria de Esporte está se  preparando para suprir esta demanda.

Agradecemos a sua recepção e a conversa agradável, no colocamos a disposição para ajudar Santo Antônio do Pinhal no desenvolvimento do esporte.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

terça-feira, 13 de abril de 2021

Diálogos IEVALE com o prof. Vitor Macedo, coordenador de projetos esportivos do Ação Social de Taubaté


No dia 7 de abril reuniram-se para uma uma conversa virtual sobre ensino do esporte os professores Teófilo Pimenta, diretor do Instituto Esporte Vale e Vitor Macedo, coordenador de projetos esportivos no Departamento de Ação Social. 

Na ocasião o prof. Vitor aproveitou para nos contar suas experiências na coordenação, os desafios, em especial os relacionados a inclusão, nos projetos do qual coordena.  

Dentre os demais desafios, não menos importantes, do seu cotidiano profissional, o prof. Vitor destacou: o alinhamento das ações pedagógicas, que visem uma educação pelo esporte, sobretudo, no esporte participação; a intermediação na formação de professores; a seleção de temas sociais que serão abordados com os alunos nas aulas dos projetos.

O esporte na Ação Social é ofertado nos projetos: comunidade em ação, escola da bola, gol do futuro, água em movimento, caminhando pela saúde e lutando pela paz. E o atendimento é direcionado ao público de crianças e adolescentes, entre a faixa de idade dos 7 aos 17 anos. Com o foco no desenvolvimento do esporte participação.

Um diferencial dos projetos está no direcionamento a partir da aderência do professor a uma modalidade esportiva, assim, os coordenadores procuram direcionar o profissional para um esporte ou manifestação da cultura corporal de sua preferência, assim, acreditam-se ser um primeiro passo para se promover a melhora nos serviços prestados a comunidade. Conforme nos afirmou o prof. Vitor os professores da equipe passam por formações periódicas que visam uma constante troca de experiência entre os pares. 

Outro destaque dos projetos da Ação Social são os planejamentos semanais, que ocorrem no horário de trabalho e em equipe, que segundo o próprio prof. Vitor nos afirmou: "são momentos de extrema importância para reflexões da ação pedagógica e necessárias para a condução do processo de ensino e aprendizado no esporte." 

Por fim, agradecemos a atenção do prof. Vitor Macedo e reafirmamos a nossa disposição em trocarmos ideias e experiências, para juntos, avançarmos nas discussões pertinentes ao ensino do esporte e fortalecermos a nossa comunidade colaborativa.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que juntos possamos avançar nos diálogos sobre o esporte.

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Diálogos IEVALE com Marco Zoffoli e Ricardo Junior, secretário e adjunto Secretaria de Esporte de Campos do Jordão


Na tarde desta quarta-feira (07/04) o prof. Teófilo Pimenta e a equipe gestora da Secretaria de Esporte de Campos do Jordão, composta por Marcos Zoffoli (secretário) e Ricardo Malaquias Junior (adjunto), se reuniram para dialogar sobre assuntos pertinentes a gestão do esporte e os desafios no desenvolvimento do esporte no município. 

Neste primeiro momento a gestão visa o enfrentamento da pandemia, assim, foca na organização e estruturação da pasta, que segundo os gestores a ideia será na sequência, com o retorno das atividades buscar a ampliação da atuação do esporte na cidade, desta maneira a estratégia será ter como proposta promover eventos vinculando a natureza, um atrativo da cidade, com o esporte destinados ao contextos de aventura e natureza. 

Atualmente a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer de Campos do Jordão desenvolve escolinhas de esporte, onde atendiam cerca de 1800 participantes, um outra proposta da dupla será a descentralização deste atendimento, levando o esporte para regiões periféricas da cidade.

O Esporte de Campos do Jordão possui o financiamento de um Fundo Municipal que possibilita a contratação de profissionais para atuarem pela respectiva Secretaria.

No entanto, o orçamento para 2021 sofreu uma redução de 30% nos recursos, sendo mais um desafio no planejamento deste ano, que já é limitado por Campos do Jordão ser um município de baixa arrecadação per capita.

Outro ponto interessante é a relação do esporte com a saúde, em especial, na prestação de serviço com o público da terceira idade, com o desenvolvimento de caminhadas e atividades para esta população.

A gestão atual visa, como estratégia, buscar levar o esporte para os bairros periféricos, promover eventos para os funcionários da prefeitura e desenvolver projetos que possam explorar as inúmeras belezas naturais da cidade. Campos do Jordão possuem seus conhecidos atrativos e belezas naturais, assim, os associar os esportivos a estes atrativos, pode se apresentar como uma alternativa interessante para a atual gestão. 

Agradecemos a dupla de gestores pela conversa agradável, sobretudo, pelas trocas de ideias, ficamos imensamente gratos por esse bate papo virtual e nos colocamos à disposição para ajudá-los nos desafios que se apresentam. 


Instituto Esporte Vale
www.ievale.com.br
ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que possamos avançar no diálogo sobre o esporte.


Diálogos IEVALE com o prof. Joel Pinho secretário de Esporte de Guaratinguetá


No início desta semana (6/4) o prof. Teófilo Pimenta reuniu-se com o prof. Joel Pinho, secretário de Esporte de Guaratinguetá, profissional experiente, competente e atuante na gestão pública. Na ocasião dentre diversos assuntos, destacamos os desafios impostos no cenário atual de pandemia global e a necessidade de algumas ações radicais por parte da gestão municipal para conter aglomerações nos espaços esportivos municipais. 

A Secretaria de Esporte de Guaratinguetá atualmente conta com uma equipe composta por 47 profissionais, entre concursados e contratados, para o desenvolvimento dos projetos da pasta, que atuam nas seguintes linhas: esporte formação, visando à formação integral do indivíduo, ênfase na iniciação esportiva e massificação das modalidades esportivas; equipes esportivas, que representam a cidade em competições locais e regionais; e o lazer e recreação. 

O secretário Joel mencionou que estava previsto a inauguração de um projeto sócio-esportivo-educacional, mas com a pandemia teve que ser adiada, no entanto, a equipe que irá desenvolver o trabalho já está formada e se reunindo periodicamente para o aprimoramento da proposta e dos métodos. Este projeto será realizado no também recém inaugurado Complexo Esportivo Parque do Sol que a prefeitura, na gestão Marcus Soliva, investiu R$ 6 milhões na construção de uma piscina semi-olímpica e um ginásio poliesportivo. Uma obra concluída e pronta para receber crianças e adolescentes para as práticas esportivas. 



Com uma agenda ativa com inúmeras reuniões virtuais com o Ministério dos Esportes e encontros virtuais com secretários de esporte do Vale, o prof. Joel nos atendeu para uma conversa virtual para discutirmos a gestão esportiva no Vale, sobretudo, conversamos sobre esporte e trocarmos experiências a respeitos de projetos, propostas, parcerias e ações. Segundo o secretário Joel: “Temos que democratizar o esporte e levar o lado social do esporte a todos”. O agradecemos pela conversa prazerosa, pelo momento de troca de ideias, experiências, conhecimentos e ficamos gratos pela possibilidade de uma parceria futura com a cidade de Guaratinguetá.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que possamos avançar no diálogo sobre o esporte.

quinta-feira, 8 de abril de 2021

Diálogo IEVALE com Vagner de Oliveira (Guinho), atual secretário de Esporte de Pouso Alto


No dia 2 de abril retomamos, agora de maneira virtual, os diálogos com os secretários municipais de esporte, afim, de conhecermos suas demandas e consequentemente um pouco da realidade do esporte nos municípios da nossa região e demais localidades. 

Em reuniões previamente agendas e conduzidas pelo prof. Teófilo Pimenta, diretor do Instituto Esporte Vale, tivemos, nesta primeira oportunidade, o diálogo com o secretário de Esporte de Pouso Alto/MG, Vagner de Oliveira (Guinho), profissional que iniciou sua carreira aos 21 anos de idade como técnico de futebol e a carreira pública em 1999, foi secretário no municipal em 2015 e retornou por solicitação do atual prefeito Vicente Pe (DEM) ao cargo neste início de ano. 

Além do desafio da pandemia, Vagner de Oliveira tem como desafio organizar o esporte da cidade, por ser um município de pequeno, a verba destinada ao esporte é limitada para os projetos, no entanto, o secretário propõe criar um calendário esportivo buscando incentivar o esporte educacional e de participação, pretendendo atingir desde do público infantil nas escolas de esporte ao adulto e idoso por meio do esporte participação e eventos, desta maneira, acredita que possa atrair cada vez mais visitantes a cidade para desfrutar dos seus atrativos naturais, que para o secretário a aproximação com o turismo pode ser um ponto em potencial a ser explorado. Pretende continuar com as equipes esportivas, no entanto, a ideia de ampliá-las, para que possam representar o município em competições esportivas a nível regional e estadual. Irá buscar investimentos econômicos para o esporte municipal via fomento de programas voltados ao esporte do Estado de Minas, como o ICMS Esportivo, entre outros projetos estaduais e federais de incentivo e fomento ao esporte. 

Por fim, dentre as suas propostas para a execução do esporte municipal o secretário Vagner pretende buscar parcerias com outras secretarias locais, organizações e institutos, públicos e privados, para o desenvolvimento do esporte no munícipio, neste caso, nós do Instituto Esporte Vale desejamos sorte ao secretário Vagner em sua jornada e nos colocamos a disposição para auxiliá-lo no que for preciso para o desenvolvimento do esporte de Pouso Alto.


Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

ievale@ievale.com.br | (12) 98853-4173


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos, junte-se a nossa comunidade colaborativa para que possamos avançar no diálogo sobre o esporte.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Onde falhamos?


 Texto escrito por Téo Pimenta 

Onde falhamos, esta é uma pergunta que tem acompanhado inúmeras pessoas ligadas ao esporte, que neste período de pandemia, tem se intensificado, em especial, nos últimos tempos com os acontecimentos ocorridas, como: aglomerações, circulação de pessoas nos espaços públicos sem máscaras, a promoção de eventos clandestinos, contata-se que há uma evidente falha na educação. Consequentemente, como o esporte tende a reproduzir a sociedade, logo, vemos pessoas do universo esportivo, ditas, personalidades e celebridades esportivas sem uma aparente responsabilidade social e coletiva.

Neste sentido, observamos situações específicas, casos do Gabigol, Vampeta e Muricy (maiores detalhes neste vídeo) de pessoas ligadas ao universo esportivo brasileiro, contata-se uma há falhas na formação pelo esporte, em especial, quando observamos as justificativas de cunho egoísta nas escolhas e tomadas de decisões destes indivíduos, pessoas tidas como referências não podem jamais basear suas tomadas de decisões no egocentrismo, sobretudo, as que afetam a coletividade.  O esporte e a educação falharam na formação, sobretudo as relacionadas ao respeito das regras, normas e condutas direcionadas ao bem da coletividade. 

Ao refletir a educação e formação pelo esporte, que deveria ser uma ponte para uma transformação social, apontamos a crítica no educação baseada no fazer sem refletir, preocupada em formar meros repetidores, focada no desenvolvimento burocrático de inúmeros procedimentos, estratégias, métodos, conteúdos, organização. A educação que seria ideal, mas talvez utópica, deve-se basear na valorização da individualidade humana, numa pedagogia centrada no aprendiz, na ampliação do entendimento do contexto de ensino, história de vida e social de quem aprende. Acredita-se que sem uma perspectiva mais humanizada, a educação não terá sentido nenhum.

Nossas práticas cotidianos, que no presente momento esta sendo virtual, devem gerar valor, apenas desta maneira, elas terão sentido para quem aprende. Deve-se, constantemente, questionar qual cidadão queremos formar e qual sociedade queremos construir? Abrindo um parênteses, se o trabalho com a iniciação e formação esportiva caminhar no sentindo da valorização humana, irá fazer sentido para o indivíduo que aprende, para o/a profissional que ensina e sobretudo para a sociedade que buscamos construir.

Assim, deve-se pautar as práticas cotidianas numa formação mais humanizada, para a vida, desta forma, será ampliado o viés da formação pelo esporte para além do saber técnico e tático, focando na formação de indivíduos mais criativo, com liberdade, consequentemente, mais felizes. O caminho que temos que percorrer é neste sentido, de uma prática cada vez mais humanizada, em todos os sentidos. Assim, o esporte terá potencial de se constituir como uma ponte para a transformação social de crianças e jovens inseridos no seu universo.

Por fim, conforme nos indicou João Batista Freire (2005):

 

"educar é mais que transmitir conteúdos, é mais que determinar comportamentos restritos; Educar é ensinar a viver".


Téo Pimenta é mestre, professor universitário e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Esporte e Educação foi o tema do Webnário Ensino do Esporte promovido pelo IEVALE


Nesta quinta-feira (25) iniciamos o Webinário Ensino do Esporte neste primeiro encontro, numa série de quatro, foi abordado o tema Esporte e Educação, visando, o desenvolvimento de uma perspectiva mais humana para a formação pelo esporte, em especial, voltada para a formação do cidadão.

Esta edição do Webnário Ensino do Esporte reuniu professores e professoras de diversas localidades do Brasil, que tiveram a oportunidade de dialogar, debater e discutir os assuntos ligados a temática, assim, foram proporcionados momentos produtivos e uma experiência singular e significativa aos participantes do evento.

Aproveitamos para agradecer as contribuições dos/as participantes do evento, em especial, aos professores Teófilo Pimenta e Igor Moreira pelos apontamentos e pontos pertinentes para as referidas reflexões. E declarar nosso prazer e satisfação em promover um evento desta importância e grandeza, especialmente, para estes profissionais que buscam pelos seus desenvolvimentos. Desta forma, reafirmarmos nosso compromisso com os professores e professoras inseridos/as no ensino do esporte e com a construção de uma comunidade colaborativa.

Por fim, conforme nos indicou Freire (2005) "educar é mais que transmitir conteúdos, é mais que determinar comportamentos restritos, educar é ensinar a viver".

Nosso próximo Webnário Ensino do Esporte será realizado no dia 29/04, a partir das 18h. Também convidamos todos e todas a participarem das lives promovidas, semanalmente, no Instagram do IEVALE, todas as sextas-feiras, a partir das 12h.  

Conheça o E-book Refletir o Ensino do Esporte




Instituto Esporte Vale

www.ievale.com.br

Acreditamos no poder transformador do esporte


#institutoesportevale #ievale


sexta-feira, 19 de março de 2021

A Ideia das Redes de Conhecimento para a Formação de Profissionais no Esporte


Texto escrito por Téo Pimenta

Em tempos de abundância na informação, mas de miséria de conhecimento, as redes de conhecimento podem representar caminhos para o presente e futuro dos professores e professoras nos diferentes níveis e áreas de atuação. As redes sociais são utilizadas, no entanto, sua criação e interesse são para outros fins, desta forma, não são exploraram suas gigantes possibilidades com relação à formação de redes de conhecimento, sejamos críticos, as redes sociais não estão interessados e nem possuem estes objetivos. 

No entanto, as redes de conhecimento devem ser tecidos com criticidade, ampliando suas intenções, visando um maior engajamento e propor um relacionamento mais humano e horizontalizado. Podendo ser mediada pela máquina, mas com o cuidado para não nos desumanizarmos, com sabedoria sobre seus limites e potencialidades. Insistimos, as redes sociais não são voltadas para os fins do conhecimento, suas finalidades são outras. 

A ideia de rede, se constitui como caminhos que devem ser construídos para a formação de professores e professoras, visando contrapor a ideia de cadeia (DESCARTE), níveis verticais, tradicionalmente usadas na educação formal, marca característica que obedece um conhecimento sequencial, partindo do simples até chegar ao complexo, que requer um pré-requisito, este tipo de formação vem sendo abalada, pois a ideia de rede a partir das experiências constitui-se como um caminho na atualidade, exigindo trocas constantes de conhecimento, valorização do processo, que é extremamente complexo. Segundo Manhães (2004, p. 103):  


[...] o conhecimento se dá numa rede onde se entrelaçam prejuízos, intuições, inervações, autocorreções, antecipações, exageros, em poucas palavras, na experiência, que é densa, fundada, mas de modo algum transparente em todos os seus pontos. 


Para Gadotti (2005) o professor na atualidade deixou de ser um selecionador para ser organizador do conhecimento e da aprendizagem. As novas tecnologias de informação criaram novos espaços de conhecimentos. Cabe ressaltar, que a realidade brasileira o acesso a internet ainda é restrito a uma parcela significativa da população. 


[...] A sociedade em rede, ao mesmo tempo que é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem é também uma sociedade de novas exigências para o currículo, o professor e o aluno. O professor passa a ser menos lecionador e mais gestor da aprendizagem intertranscultural [...] (GADOTTI, 2005, p, 43). 


Seguimos em Gadotti que afirmou que o conhecimento por ser poder, deve-se observar sua função social, seu papel político e social. Assim, o professor na atualidade se tornou um aprendiz permanente. 

Sugere-se como proposta, no sentido de construirmos uma rede de conhecimento para o ensino do esporte, configurada dentro de uma lógica de ação em rede coletiva, solidária e plural, baseada na Pedagogia da Pergunta (PAULO FREIRE).

Deixamos um questionamento, no sentido de fomentar a reflexão, o como são tecidos nossas redes de conhecimento no dia a dia das nossas experiências e práticas cotidianas. 


Téo Pimenta é mestre, professor universitário e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

sexta-feira, 12 de março de 2021

Metodologias ativas no ensino do esporte


Texto escrito por Téo Pimenta

As metodologias ativas no ensino do esporte constitui-se de um debate novo, mas que já apresenta ou incita algum interesse pelos profissionais deste ramo. As referidas metodologias baseiam-se em um paradigma construtivista, que tem como essência a busca por estimular a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e também busca contrapor o modelo tradicional de ensino centrado no professor, em especial na educação física. O ensino do esporte, cabe ressaltar que vem mudando, mas ainda, em especial na prática, se baseia nos métodos e valores do esporte de alto rendimento, devemos tecer críticas da sua aplicação na iniciação esportiva.

As metodologias ativas buscam ter o aluno como um elemento central do processo de ensino e aprendizagem, inserir ideias de que o aluno seja um dos principais responsáveis pelo seu processo de aprendizagem e estimular sua participação ativa na construção do seu próprio conhecimento. 

Há algumas críticas relacionadas as metodologias ativas, não podemos deixar de citar, como: o foco no fazer e não saber, criando uma ideia da prática pela prática, uma outra importante, é que apenas as metodologias ativas, aplicadas de maneira isolada, não garante o aprendizado, especialmente o conceitual. 

Em especial, nas metodologias em questão, há um estimulo e fomento na execução de projetos, assim, gera-se a aplicação de uma das suas principais modalidades, a aprendizagem baseada na resolução dos problemas, desta maneira, entende-se estar contribuindo para o desenvolvimento do pensamento criativo, autonomia e trabalho colaborativo. Com o objetivo de incentivar uma aprendizagem mais autônoma e participativa, trazendo o aluno para o centro do processo de ensino e aprendizado,  motivando-o para a aprendizagem, provocando-o ao protagonismo no processo de ensino e aprendizado. Outras modalidades seriam o ensino híbrido, a sala de aulas invertidas e a aprendizagem por pares. 

Ressalta-se também a utilização da metodologias ativas na avaliação, entendendo que a avaliação é do todo, assim, envolve avaliar o professor, o método empregado, o processo de ensino, os alunos, entre outros aspectos relacionados ao ensino e aprendizagem. Lembre-se que cada indivíduo aprende do seu jeito e no seu tempo, não podemos esquecer deste importante detalhe. Outros questões relevantes que devemos observar são: para qual criança ensinamos, de que contexto e o que ensinamos. 

É importante destacar que deve-se estimular, dentro das metodologias ativas, o princípio do aprender a aprender, promover uma aproximação com a realidade da sociedade e gerar curiosidade, Entende-se que o conhecimento vem com a busca, então, deve-se promover trocas, diálogos por meio de rodas de conversa e trabalhos coletivos, isto seria de fundamental importância dentro do processo de ensino e aprendizado.

Por fim, discute-se na educação física, pela sua natureza prático/corporal, por si só, já estaríamos aplicando metodologias ativas, mas sabe-se que esta afirmação é simplista e baseada no empirismo do cotidiano. No contexto atual devemos refletir sobre os métodos e as ações pedagógicas com periodicidade, buscar os pares para o diálogo e aprimoramento do saber didático-pedagógico. Neste sentido, devemos procurar por métodos que busquem romper com modelos baseados no ensino tradicional e aprofundar-se nos seus conhecimentos, sobretudo, no ensino do esporte. Como panorama atual, no entanto, observamos uma realidade de profissionais que caminham a passos lentos neste sentido.

Téo Pimenta é mestre, professor universitário e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.