Texto escrito por @teo.pimenta
É tempo de refletir, pois estamos iniciando uma nova etapa e abre-se possibilidades de replanejar as ações futuras.
Refletir os aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais que pautam as práticas pedagógicas cotidianas. Rever as metas, se foram atingidas ou não, quais foram os resultados obtidos, etc.
E a pergunta que se apresenta no contexto atual é qual será o futuro no ensino do esporte?
Historicamente o aspecto cultural era o que diferenciava o jeito de jogar do brasileiro e isso foi se perdendo ao mesmo tempo que o mundo foi se globalizando, o ensino padronizando, a competição se exacerbado, o profissionalismo se inserindo, a força e preparação física se intensificando, esse aspectos influenciaram significativamente o processo de ensino do esporte.
Não estamos julgando esses mudanças socioculturais e tão pouco desmerecendo os trabalhos dos professores que ensinam o esporte.
Nosso questionamento é sobre essa lógica do esporte que reflete em muitos trabalhos e professores que ensinam o esporte desprivilegiando as características individuais, isso nos custou muito caro e tirou nossa identidade. Vemos poucas entidades esportivas revendo a formação e auxiliando a formação de professores a partir de outras perspectivas, em especial, uma que valorize um esporte para todos.
Essas perguntas vem nos acompanhando, especialmente, quando deparamos com meninos e meninas que aprendem esporte, perguntamos como e para que aprendem o esporte, juntamente refletimos quais os impactos das mudanças e transformações sociais no ensino. Questionamos a tentativa de seguir e manter uma padronização, algo que nos incômoda profundamente.
Reconhecemos a dificuldade de construir, executar e planejar ações eficazes e eficientes. Assim, ressaltamos que ser professor não é tão simples assim como muitos imaginam, como senso comum e a mídia propaga de forma simplista pautada no resultado e sucesso esportivo, pela lógica do resultado, valorizando o professor que ganha e desvalorizando o que perde uma competição esportiva. Essa cultura de simplificar o trabalho, construí uma visão superficial, impossibilita um olhar aprofundado da ação pedagógica. Ressaltamos que a lógica do resultado, do perder e ganhar não pode ser um parâmetro que para definir a qualidade do trabalho executado por um professor. Temos que criar outros indicadores avaliativos.
Sabemos das inúmeras variáveis que estão em jogo na formação de um esportista, assim, é importante, antes de de mais nada, construir uma cultura que ensine os valores positivos do esporte, trata-se de algo pertinente para o contexto atual.
Destacamos que a formação esportiva além de enfatizar uma harmonia entre os aspectos físicos e táticos, deve-se também observar o desenvolvimento sistemático dos aspectos psicossociais e a construção dos valores necessárias para a vida em sociedade.
O método de ensino não pode desconsiderar a cultura, o contexto na formação e deve investir na formular, aplicar e organizar metodológica no ensino do esporte, assim, observação e avaliação irão fazer parte constante do processo de ensino-aprendizagem e auxiliá-lo na definição dos caminhos e tomadas de decisões referentes a seleção dos procedimentos didático-pedagógicas utilizadas.
O debate é contínuo com vistas a um projeto maior não apenas visando o utilitarismo do esporte, ou a formação de mão e pé de obra especializada para ser explorada. Mas como mencionamos, são muitas as variáveis e vemos apenas o que é visível, devemos nos aprofundamos nos debates sobre da ampliação das possibilidades didáticas, pedagógicas e metodológicas. Por fim, devemos buscar enxergar para além do jogo, conforme disse Nelson Rodrigues: o pior cego é aquele que só vê a bola.
O Instituto Esporte Vale atua no ensino do esporte e acredita no seu poder transformador. Você que compartilha dessa ideia, siga-nos nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para que o esporte seja um instrumento de transformações sociais.
Participe da nossa comunidade pelo WhatsApp e auxilie o Instituto Esporte Vale neste grandioso desafio, maiores informações (12) 98853-4173.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
Conheça o nosso trabalho em www.ievale.com.br e siga nossa #ievale
Nenhum comentário:
Postar um comentário