sexta-feira, 24 de julho de 2020

A importância da metodologia no ensino do esporte



Texto escrito por @teo.pimenta
Num passado recente, metodologia no ensino do esporte era secundários, mero cumprir protocolo e possuía um papel coadjuvante no processo de ensino e aprendizado, como consequência, não era dada a devida importância, as ações pedagógicas eram pouco discutidas e refletidas. O ensino do esporte era baseado em propostas com ênfase num ensino fragmentado, sem contexto especifico, em especial, algo desenvolvido ao acaso. 

Metodologias com ênfase na ideia cartesiana eram propagadas, difundidas e pouco questionadas, que logo se mostrou limitado nos sentido da sua contribuição na construção do jogador inteligente corporalmente. Parte dos professores tinham o entendimento que ensinar fundamentos do jogo separadamente seria gradativamente compreendido o todo, ensinar por partes seria menos complexo para o aprendizado, especialmente para os iniciantes, desta forma, o impacto foi a disseminação do método parcial no esporte brasileiro, algo que ainda ronda o cenário de ensino, num modo geral, em nosso país. 

Cabe destacar nesta reflexão as mudanças metodológica na educação física contribuiu para o olhar direcionado para quem aprende e não apenas ao que é aprendido, neste sentido, houve uma valorização da metodologia empregado no ensino, assim, apresentando novas possibilidades com relação a organização do processo de ensino e aprendizado. Desta forma, elementos como: conteúdo, objetivo, avaliação e recursos pedagógicos devem ocorrer em sinergia com proposta que busquem desenvolver o protagonismo, autonomia, socialização e cidadania da ação pedagógica. 

Neste contexto, surgem propostas de ensino que visem a participação ativa do aluno no seu processo de ensino e aprendizado, necessariamente, estimulando o aluno ser protagonista das ações pedagógicas. E há necessidade de se produzir e desenvolver esportistas autônomos, inteligentes corporalmente que são capazes de resolver problemas que surgem no contexto do jogo.

Ideias como se aprende a jogar jogando e na brincadeira se aprende brincando, não surtem efeitos na implementação no ensino do esporte de estratégicas que valorizem os jogos e brincadeiras nas escolas de esportes, pelo contrário, observamos o lúdico sendo pouco desenvolvido neste contexto. Cabe destacar que jogar e brincar, além de ser um direito da criança, é algo essencial para o seu desenvolvimento humano. 

O jogo e a brincadeira permitem que a criança construíam, estabeleçam, discutam e consequentemente aprendem a respeitar as regras combinadas no desenrolar das relações estabelecidas. Com o estímulo de jogos e brincadeiras os alunos constroem símbolos, sentidos, significados, vivencia momentos que podem contribuir na construção de valores, como: confiar, tolerar, respeitar, aceitar e cuidar. E também além de ensinar a jogar determinado esporte, podendo ser meios para a construção de valores humanos, como: ética, honestidade, generosidade e solidariedade. 

O professor desenvolverá ser formado para tornar-se capaz de liderar a gestão do processo de ensino e aprendizado, monitorar as ações dos alunos, seu papel será tornar o ensino cada vez mais desafiador ao aluno, assim, atingir gradualmente os objetivos propostas para a formação do mesmo, algo a longo prazo.

Escolas e clubes esportivos não cometam os mesmos erros do futebol, ser imediatistas. Fica claro e evidente quando vemos a indecisão dos dirigentes esportivos ao repor um treinador demitido, em especial nos momentos proporcionados pelos maus resultados, demoram para repor essa peça importante, por não ter a mínima ideia de quem contratar, partes, por não ter um plano de trabalho bem definido, neste caso, possuem pouca clareza do perfil profissional desejado e demonstram suas dificuldades na recolocação dessa peça estratégica no processo.

A partir dessas observações, as escolas e os clubes esportivos de formação em nosso país devem investir na construção de uma metodologia de trabalho. Sabemos que para uma metodologia se tornar eficiente demanda um tempo de maturação, esforço, constância, avaliação, reflexão e incansáveis discussões para se atingir a sua sustentabilidade.

Ressaltamos, os profissionais, em sua maioria, estão procurando se especializar, no entanto, os clubes ou escolas de esporte pouco investem na construção de metodologias, o preço a se pagar, além da pouca probabilidade de se colher frutos na formação esportiva e desenvolver um trabalho sem direcionamento, clareza e intencionalidade. 

O Instituto Esporte Vale atua no ensino do esporte, acredita no poder transformador do esporte. Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

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