Texto escrito por @teo.pimenta
Estimular o diálogo é construir processos de abertura para a participação do aluno, em muitos casos, especificamente nas nossas aulas, nos deparamos com alunos questionadores, inquietos e que nos apresentam, a partir das suas observações, caminhos que muitas das vezes não percebemos, por essa razão, ampliar a possibilidade do diálogo sistematizado, deste modo, estimular os alunos a exporem suas opiniões e possibilitar a participação de todos no processo.
Abrir espaço para o questionamento das práticas pedagógicas pode ser num primeiro momento um pouco desconfortável, no entanto, procuramos com o diálogo criar novos caminhos metodológicos para o ensino, compreendemos que a imersão no cotidiano não criamos espaço para o diálogo, mas tenha consciência que o diálogo será importante tanto para o professor quanto para o aluno no descobrimento de novas possibilidades.
Por estarmos imerso no processo não enxergamos muitas caminhos metodológicos, neste ter o auxílio de quem está dentro da prática, enxergando, percebendo, sentindo, possibilitará novas formas de organizarmos nossa ação pedagógica e nosso planejamento. No entanto, para contemplarmos essa dinâmica o diálogo deve ser aberto, constante e sistematizado com vistas a buscar melhores alternativas para a partir de uma reflexão a partir da prática.
No diálogo podemos conhecer quais seriam os interesses, motivações, desejos, medos, anseios e questionamentos dos alunos, a partir desse ponto de partida buscaremos traçar uma intencionalidade no trabalho que deve ser de conhecimento de todos os envolvidos no processo. Deste modo, a participação dos alunos seria de fundamental importância.
Ouvi-los por meio do diálogo como parte constante do método, uma forma de colher dados diagnósticos que irá contribuir na linha metodológica, construída em conjunto com a reflexão dos alunos após executarem as atividades propostas pelo professor, neste caso os alunos não seriam os meros executores, nem tão pouco, os professores meros fiscalizadores, ambos, seriam parceiros que irão descobrir juntos os melhores caminhos metodológicos.
Para o diálogo ser efetivo e não um mero protocolo, temos que construir formas sistematizadas e organizadas para realizá-lo dentro de uma proposta metodológica. De forma participativa, juntamente com professor, os alunos irão decidir a partir do diálogo sistematizado os pontos importantes a serem ensinados por meio de ações construídas em conjunto, professor e alunos.
Entendemos que nada se constrói sozinho, os envolvidos deve formar essa consciência, neste sentido, a construção da proposta pedagógica devem envolver o aluno, pois acreditamos ser o principal interessado nessa prática bem conduzida.
Uma das alternativas seria utilizá-lo antes e após as atividades propostas, uma reunião rápida e objetiva, em formato de rodas de conversa, antes para explicar ou para ilustrar o que vai ser proposto e desejado na ação pedagógica pelo aluno e após ao afinal da sessão, novamente reúne-se o grupo de alunos para avaliar se o desejado ocorreu na aula. Num longo prazo existirá a possibilidade de compreender como ocorre a construção do conhecimento. A utilização das rodas de conversa como estratégia pedagógica demanda um planejamento e o efeito desejado ocorre num curto espaço de tempo, neste caso, é necessário estabelecer uma rotina até o entendimento do aluno da dinâmica estabelecida. Por fim, entendemos que o diálogo sistematizado é ponte para a construção do conhecimento e pode contribuir significativamente no desenvolvimento e crescimento dos alunos, em especial, os inseridos no contexto do esporte.
O professor possui papel fundamental na organização dos diálogos, sendo mediador das rodas de conversa, devemos romper com os paradigmas, deixar de ser mero fiscalizador de condutas do alunos, avançar na sua condição pedagógica e conduzir os alunos ao aprimoramentos dos aspectos técnicos e táticos do esporte, por meio de um conjunto de ações reflexivas com seus alunos.
O aluno como elemento central do processo de ensino, aprendizado e treinamento, a partir dessa integração com o professor será beneficiado da ação pedagógica, tendo a possibilidade de se desenvolver e se aprimorar.
O nosso método irá conduzir o aluno no avanço até atingir os aspectos complexos do esporte, sobretudo, o aluno irá obter, a partir das suas reflexões, a consciência de como ocorreu todo esse processo de ensino e aprendizado. Desta forma, compreendemos que o aprendizado constituiu-se de um processo que ocorre continuamente.
O Instituto Esporte Vale atua no ensino do esporte, acredita no poder transformador do esporte. Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário