sexta-feira, 28 de agosto de 2020

A formação para o ensino do esporte

 

Texto escrito por @teo.pimenta

O esporte tem como intencionalidade formar atletas, nesta perspectiva, além do ensino e do aprimoramento das necessidades motoras, cognitivas e comportamentais das crianças e adolescentes para o esporte, é importante, conforme destacou o prof. João Batista Freire, ensinar para além do esporte.

[...] O Brasil deveria ter um plano nacional de educação esportiva que oportunizasse a todas as pessoas o direito de aprender esportes e praticá-los da forma que melhor lhe conviesse. Porém, as políticas públicas para o esporte educacional são poucas e precárias. Pelas características do Brasil e pelo momento atual, são necessários maciços investimentos em educação. E essa educação não pode ser somente a educação escolar tradicional. Precisamos de esporte educacional, de Arte-Educação, de educação para o trabalho, de saúde na escola, de Educação Ambiental, e assim por diante. [...]. (FREIRE, 2012, p. 51).

Fomentar boas práticas didática-pedagógicas que visem a educação por meio do esporte para todos os cantos do Brasil é um desafio que deveria ser liderado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) por meio de parcerias entre entidades públicas e privadas. Desta forma, surgiram debates, reflexões e propostas e programas eficazes no ensino do esporte, assim, também outro desafio seria a formação de professores competentes para atender esta perspectiva. Devemos incentivar a formação de profissional de educação física pra atender os objetivos educacionais por meio do esporte.

No esporte é natural valorizar os profissionais campeões, no entanto, cabe destacar, seria pertinente produzirmos colecionadores de títulos em categorias menores, em detrimento do cumprimento dos etapas na trajetória da formação esportiva de crianças e adolescentes. As instituições que trabalham com o esporte devem refletir criticamente suas ações e entender de uma vez por todas que os resultados não são parâmetros para avaliação de um trabalho.

Um programa de formação esportiva deve envolver conhecimentos relacionados a educação, esporte e lazer. E todas as cidades do Brasil deveriam desenvolver programas de formação para profissionais do ensino do esporte, e as escolas de esporte iriam compor esse sistema, desta forma, poderíamos otimizar os espaços das escolas de tempo integral, potencializar os projetos bem sucedidos que já são realizados e o mais importante, levar os benefícios da prática e formação esportiva para todas as crianças e jovens participantes.

Questionamos o modelo atual da escola de tempo integral, que se utiliza do esporte como uma atividade sem finalidades, apenas para preencher o tempo dos alunos, assim, são incapazes de fazer o esporte uma ponte para a educação, no entanto, sejamos justos com propostas que procuram ensinar valores por meio do esporte. Entende-se que ensinar esporte requer profundidade no conteúdo ensinado, algo pouco visto nos programas de ensino do esporte. Ressaltamos, não queremos generalizar esta crítica, pois sabemos que há bons trabalhos realizados por competentes profissionais. 

É importante deixar claro que sabemos da função social da educação física escolar que seria  abordar o fenômeno esporte como um assunto ou conteúdo da disciplina, em um passado recente a educação física escolar tratou o esporte como o seu conteúdo exclusivo, no entanto, as propostas mais recentes discutem a ampliação e diversificação dos conteúdos ensinados pela educação física no contexto da educação regular, caso do PCN (1996), um importante documento que exigiu a inserção de outros elementos da cultura corporal e o esporte passou a ser mais um dentre os conteúdos nas aulas de educação física, porém, torna-se um desafio mudar a visão esportivizada da educação física na escola. 

Assim, cabe destacar a importante da construção de programas regionais ou nacionais de formação profissional para o ensino do esporte, desta forma, será possível contribuir para o desenvolvimento do esporte para todos as pessoas.


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

Acreditamos no poder transformador do esporte. 

Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário