Texto escrito por @teo.pimenta
A formação esportiva necessita de vivências corporais, uma gama de movimentos e experiencia motoras que possivelmente darão base para o esporte, neste sentido, jogar e brincar são elementos fundamentais neste processo.
Num passado recente, a rua era um espaço de convivência das pessoas, as crianças jogavam e brincavam, muitas destas experiências lúdicas giravam em torno do esporte. Assim, para muitos os jogos de brincadeiras eram momentos de descobertas e para muitos um despertar de uma paixão pelo esporte.
Na atualidade, o contexto é diferente, há inúmeros problemas urbanos, em especial, o da violência, é difícil observamos uma rua segura para as crianças jogarem, brincarem e se desenvolverem, infelizmente a rua deixou de ser um espaço de desenvolvimento e formação humana.
Desta forma, a escola, para muitas crianças, independente do seu contexto social, em vulnerabilidade social ou não, é o único espaço com possibilidades seguras para jogarem, brincarem e se desenvolverem.
Neste sentido, nossa reflexão não gira em torno do debate do potencial da rua para a formação esportiva, não é essa a intenção, mas sim repensar o desenvolvimento de ações que desenvolvam o esporte para todos no contexto social atual, assim, o esporte não esta limitado a apenas uma parcela da sociedade e desprivilegiado a outra.
Não negamos que a rua possibilitou as vivências corporais que contribuíram para a construção de uma base para o esporte, no entanto, é falsa a impressão de que o esportista vinha pronto simplesmente porque brincou na rua. Isto é uma ideia extremamente reducionista da formação esportiva e um tanto saudosista.
A formação esportiva é complexa e demanda a organização dos seus inúmeros fatores, formar um esportista não é como muitas pessoas, pautadas nas ideias do senso comum imaginam ao ver uma criança com um potencial no esporte, logo imaginam, nasceu com um dom divino, ou uma herança genética, na verdade, desenvolver um atleta requer uma desenvolver uma variedade de métodos e técnicas específicos de ensino do esporte. Segundo especialistas do movimento humano, as habilidades motoras especificas para um determinado esporte são construídas por meio das vivências e experiências corporais no tal esporte, que se somam.
Outro fator relevante é o culturalmente, no Brasil, a formação esportiva é mais incentiva ao meninos em comparação as meninas. Todo menino, ao nascer já ganha uma bola de futebol, quando começam a andar, já tem que chutar a bola, literalmente chutar. As meninas não tem a mesma experiência corporal que os meninos, exigem-se das meninas mais habilidades motoras relacionadas a dança do que do esporte, em muitos dos casos, estimulam-se as meninas a brincarem com movimentos mais contidos. Essa cultura, de certo modo, acaba por gerar poucos impactos na massificação do esporte feminino.
As transformações socioculturais que interferiram no mundo geraram outro perfil de atleta, impactando imediatamente, no processo de formação esportiva. Acredita-se no potencial esportivo do Brasil, porém, a má distribuição nos investimentos públicos destinados ao esporte de formação limitam sua abrangência e magnitude, haja vista a execução de poucos projetos relevantes e bem sucedidos no esporte educacional no país, o fortalecimento na formação esportiva deveria passar pela escola, pelas mãos do professor de educação física.
Os espaços públicos deveriam ser ocupados com esporte, numa reedição dos bons tempos que tínhamos a oportunidade de brincar na rua, o brincar é de extrema importância para a formação humana. Desta forma, por meio das políticas públicas de incentivo ao esporte e valorização do professor iríamos estimular a cidadania, a participação e organização popular.
Por fim, são vários aspectos para a questão que se apresenta, no entanto, o resultado deste contexto são perdas significativas no esporte, de um modo geral. Mudou o perfil da criança na formação esportiva, desta maneira, a formação adquire outras demandas que devem ser revista, as escolas de esporte devem fazer as crianças reproduzir alguns elementos da rua, em especial, o jogar e o brincar, a criança tem o direito, será importante para o seu desenvolvimento, formação esportiva e humana.
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
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