quarta-feira, 26 de agosto de 2020

O diálogo no esporte


Texto escrito por Gabriel Silva

O diálogo no contexto esportivo se bem organizado poderá ser uma das grandes estratégias para se alcançar êxito dentro de um grupo. A expressão pode ser vista como conversas sérias, brincadeiras entre colegas e até debate sobre algum assunto social. O poderá diferenciar um diálogo produtivo de um supérfluo é o conteúdo. 

No âmbito do esporte, quanto mais houver a troca de ideias entre os envolvidos melhor. Desde os treinamentos até em momentos de competição. A reflexão é sobre a importância deste aspecto, quais os momentos e a frequência a se utilizar. 

A maioria das equipes conquistadoras de título usufrui de conversas descontraídas. Mas quando se analisa o comportamento destas mesmas equipes em momentos de concentração bem como dentro de uma partida, nas orientações do treinador/professor, na exposição de opinião do atleta, é perceptível que eles sabem e respeitam a diferença destas ocasiões. 

Quando se consegue equalizar a brincadeira com a seriedade, logo atinge um nível de maturidade no mesmo nível da qual uma equipe ou grupo necessita profundamente para se manter harmônica, uma vez, os diálogos podem e devem ser benéficos.

São a partir destas oportunidades que geram interações entres os participantes do grupo. Na teoria tudo é lindo e maravilhoso, no entanto, se não bem administrada pode resultar aspectos negativos. O bullying na atualidade está cada vez mais frequente e alguns confundem isso com brincadeiras. Apesar dos cuidados a serem considerados também é fundamental que os inseridos neste contexto recebam orientações de profissionais especialistas na questão, deve ser estabelecido limites nos diálogos e nas brincadeiras.

O professor/treinador também pode se aventurar com os alunos/atletas neste aspecto já que pode ser uma boa estratégia para conseguir interagir e conquistá-los a seu lado. Porém, como já mencionado é de extrema importância que os limites e os momentos de brincar sejam bem definidos, de modo que não haja violação das regras, caso ocorra deve ser revisto, debatido os motivos da importância do respeito.

Sempre vai haver quem sentem mais a vontades, outros mais incomodados nos momentos de diálogo, contudo, é difícil conseguir agradar a todos e o desconforto também deve ser analisado, pois a partir destes momentos involuntariamente estão estimulando a se expressarem sua visão crítica sobre determinado assunto ou até devolver uma brincadeira e assim gerar o diálogo produtivo, saudável e que faz bem para o grupo.

Portanto, o diálogo sempre será bem vindo, em todas as circunstâncias, seja para momentos de descontração ou de tensão, assim, de alguma maneira deve-se aproveitar o diálogo a favor do beneficio comunitário, pois trata-se de uma grande estratégia para alavancar o bom convívio coletivo.


Gabriel Silva é licenciado em educação física e idealizador do Projeto Joga Mais que a partir da prática do futsal procura contribuir na formação de crianças e adolescentes do Taquaral em Ubatuba/SP.


Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br

Acreditamos no poder transformador do esporte. 


Você que compartilha dessas nossas ideias, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos nos diálogos sobre o esporte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário