quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Acreditamos no poder transformador do profissional de Educação Física através do esporte


Texto escrito por
José Martins Freire Júnior

O esporte está presente na sociedade há séculos, manifestando-se de diferentes formas e com inúmeros significados, sendo praticado nos mais diversos locais do planeta. Como aponta Finck (2012, p.93) “o esporte como fenômeno social se manifesta em diferentes contextos e tem objetivos distintos”.  

Sendo assim, o esporte faz parte da nossa cultura e contribui de várias formas para a vida das pessoas, e está presente em diferentes contextos, públicos: escolas, parques e praças, ou privados: clubes, escolinhas de esportes e ginásios. No Brasil, o primeiro contato das crianças e adolescentes com o esporte, geralmente, ocorrem na escola durante as aulas de Educação Física escolar.  

Nas escolas, é uma manifestação da cultura corporal, como afirma os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), que pode ser ensinada de várias formas e com métodos diversificados.  Sendo assim, o professor de Educação Física tem grande responsabilidade ao ensinar aos alunos os diferentes conteúdos relacionados ao esporte, pois dependendo da maneira que o faz, poderá ou não contribuir de forma significativa para um aprendizado voltado para autonomia, para emancipação, com participação efetiva dos alunos, aspectos preponderantes para uma educação democrática.

Diante disso, a prática esportiva pode ser transformada e adaptada a qualquer momento para que possa assumir significados de acordo com o contexto social e histórico na qual está inserida e, em consequência, atender de forma eficiente os anseios de seus praticantes (KORSAKAS; ROSE JÚNIOR, 2002).

Abro um parêntese nesse momento para relembramos que o ser humano é um sujeito histórico, socialmente construído e que vive através de relações interpessoais, fazendo que sua existência seja constituída de significados, tornando- se muitas vezes visível a ressignificação da prática esportiva para poder se adequar as reais necessidades de determinada população. O professor tem que ter a dimensão de quão complexo é o indivíduo e entender que o que nos faz sermos iguais é que somos singulares.

Corroborando, Belbenoit (1976), pedagogo francês, adverte que o esporte não é educativo por si só, pois, o educador é quem vai fazer com que ele seja um objeto e um meio de educação.

Por tanto, gostaria de colocar em destaque o profissional de Educação Física, que consegue transformar a prática esportiva em momentos de aprendizados ímpares a formação dos praticantes.

Percebe- se explicitamente no entendimento de que a atividade física e esportiva não é um fim em si; deve ser praticada e servir como um meio de plena realização do aluno, um instrumento de educação para aprender a ganhar e perder, como um meio de emancipação, e também um método de socialização sistemática para muitos jovens de ambos os sexos (FINCK, 2012).

Nesse mesmo caminho, Florentino e Saldanha (2007, p. 1), chamando a atenção para o papel do professor, diz: “o professor de Educação Física tem a responsabilidade de preparar seus alunos para a cidadania.

O professor tem um papel essencial na formação de seus alunos, tem o dever de ser um facilitador e um mediador do conhecimento, pois, é ele quem elabora o ambiente pedagógico, cria as situações didáticas, estabelece metas e objetivos, seleciona os conteúdos a serem desenvolvidos nas aulas de educação física (NISTA-PICCOLO; MOREIRA, 2012).

Por isso quando ouvimos as seguintes frases: “o esporte educa”, “o esporte transforma”, “o esporte faz a diferença”, será que realmente tudo está relacionado apenas ao esporte? 

É importante ressaltar que todos os programas de exercícios físicos ou práticas esportivas tem propósitos positivos para os seus praticantes, contudo, só podem ser transformados momentos únicos de aprendizados por um bom profissional de Educação Física. 

Sendo assim, percebemos a responsabilidade dessa profissão em relação a formação de crianças, jovens, adultos, idosos, cidadãos, atletas, ou seja, de uma sociedade.

Em comemoração ao dia 01 de Setembro dia do profissional de Educação Física, deixo aqui os meus parabéns,  muito obrigado e ressalto que:

“Acreditamos no poder transformador do profissional de Educação Física através do esporte”


José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente no curso de educação física da Escola Superior de Cruzeiro - ESC.



O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte. 


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2 comentários:

  1. Trabalhar o indivíduo num todo, corpo, mente e alma, pois assim seu desenvolvimento tornará bem melhor.

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  2. Com certeza, também acreditamos nesta perspectiva. Obrigado pelo comentário e leitura.

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