sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Estimule o protagonismo no ensino do esporte

 


Texto escrito por Téo Pimenta

O esporte se constitui como um ótimo meio para formação humana, no entanto, devemos refletir como tornar clubes e escolas em espaços potenciais para tal. Imediatamente, torna-se necessário ressignificar a ação pedagógica e redefinir caminhos didáticos-metodológicos.

Muito se discute o fins educacionais do esporte na atualidade, se compara os objetivos entre clubes e escolas e se discute as diferenças entre os dois espaços, não acreditamos que esta seja a questão central, mas destacamos, em especial, uma questão: como o esporte seria apresentado e desenvolvido nos lugares em questão?

Neste sentido, corroboramos as ideias de Daolio (1995 apud REVERDITO; SCAGLIA, 2019, p. 19) “[...] uma proposta metodológica para o ensino na educação física deve considerar a história e a cultura dos alunos, pois os movimentos corporais são culturais e detentores de significados”.

O esporte se constitui como um dos fenômenos culturais mais importantes do século 20 e que teve sua origem como possibilidade formativa para uma elite nos espaços das escolas inglesas no final do século 18, se espalhou e se consolidou para as sociedades pelo mundo no século 19 com a contribuição dos clubes e escolas, que tiveram um papel fundamental na população e massificação do esporte. 

No entanto, existem desafios, como: acompanhar o avanço do conhecimento, tanto teórico quanto prático, reconhecer as contribuições das pesquisas para ambos os campos, aproximar os estudos acadêmicos dos profissionais da prática, estimular a práxis, que se constitui na conexão e interligação dos saberes teóricos e práticos, ressaltamos que seria ideal e necessário religar os saberes teóricos e práticos, urgentemente. Somamos a estes desafios temos a condução do processo de iniciação esportiva, pelo senso comum dos ex-atletas, que pautam suas ações nas suas experiências práticas, sem a devida fundamentação teórico-científico.

É importante destacar as contribuições da pedagogia do esporte, embora se trate de um campo acadêmico novo, obteve rápidos e expressivos avanços no rompimento de um ensino tradicional, que proporcionou auxílios tanto no ensino do esporte na escola quanto no clube, demonstrando ser uma área promissora, que de fato vem contribuindo para ações no campo prático-pedagógico. 

Acredita-se, que uma iniciação esportiva bem conduzida é de extrema importância para a sequência das outras etapas da formação no esporte, no entanto, no seu oportuno momento é necessário um aprofundamento dos conteúdos ensinados, sem a profundidade, o esporte não será aprendido efetivamente. 

Desta forma, ampliar as discussões relacionado ao ensino do esporte e caminhar na propagação e construção de modelos de ensino mais interacionista, com abordagens humanistas (ROGERS), cognitivas (PIAGET; VYGOTSKY) e sociocultural (FREIRE) torna-se fundamental. Neste sentido o papel do professor não pode ser minimizado como um mero facilitador ou mediador, ser professor não se trata de uma tarefa simples, requer um nível elevado de conhecimento, habilidades e capacidades para problematizar o conhecimento a ser ensinado. Desta forma, os professores deverão procurar romper com métodos tradicionais (técnica fora do contexto), avançar para propostas interacionistas (técnica desenvolvida no jogo) e construir ações que possibilitem os alunos a desenvolverem a percepção, ação, tomada de decisão e protagonismo do aluno. 

Aprender esporte, não é diferente de qualquer outro aprendizado, requer empenho, dedicação e protagonismo, desta forma, os alunos devem ser colocados no centro do processo de ensino-aprendizagem e os professores devem estimular o conhecimento e apresentar o esporte de forma desafiadora para todos os alunos, não apenas para a parcela mais habilidosa do grupo, o ensino deve ser igual à todos.

Por fim, o professor de educação física, no contexto atual, constitui-se como o responsável pelo ensino do esporte. Por vezes, em alguns momentos, é importante observar e procurar intervir pouco, assim, estará estimulando um maior protagonismo dos alunos no processo de ensino aprendizado.


Téo Pimenta é mestre, professor no curso de educação física da Faculdade Anhanguera de Taubaté e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


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