sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Os desafios do professor no contexto de ensino do esporte


 

Texto escrito por Téo Pimenta

O século 20 é marcado por profundas e rápidas transformações, acentuadas pelo desenvolvimento tecnológico, processo de urbanização, capitalismo e globalização gerando impactos significativos que são sentidos e sofridos em todas as áreas, inclusive, do ensino do esporte.

O professor inserido no ensino do esporte tem como desafio investigar variadas formas de organizar, sistematizar, aplicar e avaliar todo o processo pedagógico e tratar o esporte de forma pedagógica. Dentre as propostas, uma que destacamos é relacionada a pedagogia do esporte que trata-se de colocar o indivíduo como o elemento central no processo de ensino aprendizado, parece óbvia esta afirmação, mas em muitos casos, sabemos que esta não é a preocupação prioritária do professor. Esta perspectiva pode apresenta-se como algo diferencial para o seu método de ensino.

Desde a década de 90, a pedagogia do esporte vem ganhando destaque e emergiu como área de conhecimento da educação física. A pedagogia do esporte procura estimular o profissional de ensino do esporte a buscar pela superação de métodos tradicionais de ensino nas suas práticas pedagógicas cotidianas e questioná-las constantemente.

Com o aumento crescente das discussões relacionadas a pedagogia do esporte, emergiram possibilidades reais, surgiram novas propostas e aprimoram os métodos existentes de ensino, neste sentido, os avanços como área do conhecimento foram significativos, um dos desafios desta área seria aproximar-se do fazer prático, vale ressaltar, isso é o que se deseja e espera, que o conhecimento seja acessível ao professor e possa contribuir no seu dia a dia. A sua intenção é apresentar e propor reflexões de novas e variadas formas de ensino e aprendizagem do esporte, nos diferentes contextos de educação, independente deles serem, formais ou informais. Como as outras ciências do esporte e da educação física está inserida no processo histórico, social e cultural do fenômeno esporte, desta forma, evoluiu e vem viabilizando propostas e métodos que possibilitem a construção e criação de métodos com características diferenciadas, neste sentido, fornece subsídios para o profissional repense e revise suas técnicas e formas de ensinar o esporte, desta forma, podendo contribuir significativamente na formação esportiva.

Acreditamos ser pertinente para a formação profissional, em especial, os professores que procuram viabilizar o esporte como meio educacional, uma reflexão e avaliação constante das suas práticas cotidianas. Desta forma, deve procurar construir propostas e (re)pensar todo o processo pedagógico de ensino do esporte, buscando superar métodos tradicionais e aplicar procedimentos pedagógicos adequados para o ensino do esporte, sobretudo que visem colocar o indivíduo que aprende no centro do processo de ensino e aprendizado.

Na educação física atual surgiram vários métodos de ensino ao longo do seu processo histórico, cabe destacar, que torna-se evidente a preocupação atual com o envolvimento do alunos de forma mais participativa.

Por fim, apontamos que os profissionais inseridos no contexto de ensino do esporte terá como desafio buscar realizar suas práticas com maior embasamento científico e atenção nas demandas cotidianas do seu aluno, desta forma, é pertinente incorporar conhecimentos de outras áreas para atender as reais demandas sociais da comunidade e ter compreensão da complexidade humana. Outro ponto importante para o seu avanço profissional é que esteja disposto a apresentar, ampliar, discutir e debater, de forma aprofundada, as recentes contrições do conhecimento e propor novas formas de organizar, sistematizar, aplicar e avaliar o ensino do esporte nos diversos espaços de educação, podendo ser, formais e informais.

 

Téo Pimenta é mestre, professor no curso de educação física da Faculdade Anhanguera de Taubaté e diretor do IEVALE. 


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.


2 comentários:

  1. Ótimo texto que complementa o anterior: buscar a incorporação do protagonismo não no profissional, mas sim no educando.

    ResponderExcluir
  2. Trata-se sobretudo de um grande desafio metodológico. Obrigado pela leitura e comentário.

    ResponderExcluir