Texto escrito por Téo Pimenta
O século 20 é marcado por profundas e rápidas
transformações, acentuadas pelo desenvolvimento tecnológico, processo de
urbanização, capitalismo e globalização gerando impactos significativos que são sentidos
e sofridos em todas as áreas, inclusive, do ensino do esporte.
O professor inserido no ensino do esporte tem como
desafio investigar variadas formas de organizar, sistematizar, aplicar e
avaliar todo o processo pedagógico e tratar o esporte de forma pedagógica. Dentre
as propostas, uma que destacamos é relacionada a pedagogia do esporte que
trata-se de colocar o indivíduo como o elemento central no processo de ensino
aprendizado, parece óbvia esta afirmação, mas em muitos casos, sabemos que esta
não é a preocupação prioritária do professor. Esta perspectiva pode apresenta-se
como algo diferencial para o seu método de ensino.
Desde a década de 90, a pedagogia do esporte vem ganhando destaque
e emergiu como área de conhecimento da educação física. A pedagogia do esporte
procura estimular o profissional de ensino do esporte a buscar pela superação
de métodos tradicionais de ensino nas suas práticas pedagógicas cotidianas e questioná-las
constantemente.
Com o aumento crescente das discussões relacionadas a
pedagogia do esporte, emergiram possibilidades reais, surgiram novas propostas
e aprimoram os métodos existentes de ensino, neste sentido, os avanços como área
do conhecimento foram significativos, um dos desafios desta área seria aproximar-se
do fazer prático, vale ressaltar, isso é o que se deseja e espera, que o
conhecimento seja acessível ao professor e possa contribuir no seu dia a dia. A
sua intenção é apresentar e propor reflexões de novas e variadas formas de
ensino e aprendizagem do esporte, nos diferentes contextos de educação,
independente deles serem, formais ou informais. Como as outras ciências do
esporte e da educação física está inserida no processo histórico, social e
cultural do fenômeno esporte, desta forma, evoluiu e vem viabilizando propostas
e métodos que possibilitem a construção e criação de métodos com características
diferenciadas, neste sentido, fornece subsídios para o profissional repense e
revise suas técnicas e formas de ensinar o esporte, desta forma, podendo contribuir
significativamente na formação esportiva.
Acreditamos ser pertinente para a formação profissional, em
especial, os professores que procuram viabilizar o esporte como meio
educacional, uma reflexão e avaliação constante das suas práticas cotidianas. Desta
forma, deve procurar construir propostas e (re)pensar todo o processo
pedagógico de ensino do esporte, buscando superar métodos tradicionais e aplicar
procedimentos pedagógicos adequados para o ensino do esporte, sobretudo que visem
colocar o indivíduo que aprende no centro do processo de ensino e aprendizado.
Na educação física atual surgiram vários métodos de ensino ao
longo do seu processo histórico, cabe destacar, que torna-se evidente a
preocupação atual com o envolvimento do alunos de forma mais participativa.
Por fim, apontamos que os profissionais inseridos no
contexto de ensino do esporte terá como desafio buscar realizar suas práticas com
maior embasamento científico e atenção nas demandas cotidianas do seu aluno,
desta forma, é pertinente incorporar conhecimentos de outras áreas para atender
as reais demandas sociais da comunidade e ter compreensão da complexidade humana.
Outro ponto importante para o seu avanço profissional é que esteja disposto a apresentar,
ampliar, discutir e debater, de forma aprofundada, as recentes contrições do
conhecimento e propor novas formas de organizar, sistematizar, aplicar e
avaliar o ensino do esporte nos diversos espaços de educação, podendo ser, formais
e informais.
Téo Pimenta é mestre, professor no curso de educação física da Faculdade Anhanguera de Taubaté e diretor do IEVALE.
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte
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Ótimo texto que complementa o anterior: buscar a incorporação do protagonismo não no profissional, mas sim no educando.
ResponderExcluirTrata-se sobretudo de um grande desafio metodológico. Obrigado pela leitura e comentário.
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