Texto escrito por José Martins Freire Júnior
No Brasil, o primeiro contato das crianças e adolescentes com o esporte, geralmente, ocorrem na escola durante as aulas de educação física escolar. No meu caso não foi diferente. Iniciei minha vida esportiva aos 12 anos de idade, em 1999, na modalidade handebol e após alguns meses já estava inserido na “seleção” da escola para disputar competições e torneios escolares.
Essa atração pelo esporte perdurou até o último ano do ensino médio em 2004, ao concluí-lo, passei a competir em Jogos Regionais representando a cidade de Aparecida- SP. Dois anos mais tarde, em 2006, ingressei no curso de graduação em Educação física e nos anos de 2009 e 2010, obtive no referido curso, os títulos de licenciatura e bacharel, respectivamente. No entanto, pude constatar nesta trajetória do ensino superior, que a maioria das disciplinas esportivas refletia a minha prática da educação física escolar, ficando apenas em torno da reprodução de técnicas e fundamentos esportivos.
A partir desta experiência pautada de “mera reprodução de movimentos”, foi possível perceber que o esporte não estava sendo utilizado como um meio educacional, pois não estava sendo construído acerca de sua história e conceito, nem dos valores que este rico conteúdo costuma envolver. No entanto, destaco a atuação de dois professores que, em certo momento da graduação, exatamente no ano de 2007, durante as aulas das disciplinas esportivas de futebol de campo e de voleibol, os mesmos mostraram o outro lado do esporte, trazendo a preocupação em utilizar estratégias que fomentassem o aprendizado da criança, que além de desenvolver capacidades físicas, técnicas e táticas, também educasse.
Fatores estes que foram preponderantes para a ampliação do meu modo de pensar o esporte, contribuindo para a expansão das possibilidades na minha prática docente. Ao me graduar no ensino superior, no ano de 2010 passei a ser treinador de handebol da categoria sub-21, das equipes feminina e masculina de uma pequena cidade do Vale do Paraíba, além disso, também iniciei a minha fase como professor de educação física escolar, graças aquelas disciplinas citadas da graduação, passei a desenvolver o esporte como um meio educacional com os alunos de 1º ao 5º do Ensino Fundamental I.
O interesse pelo esporte continuou presente em meus estudos: participei de vários cursos de iniciação esportiva e pedagogia do esporte e em 2012 me tornei professor de uma Instituição de Ensino Superior, pude perceber que algumas das disciplinas esportivas ainda eram pautadas na reprodução de movimentos e das técnicas esportivas, porém, parece não ser um fato isolado, sendo comum em outras Instituições de Ensino Superior.
Mesmo com as constantes mudanças nas inúmeras áreas do conhecimento, inclusive, a evolução das ciências do esporte fizeram com que fosse necessário buscar um novo modo de entender o esporte e suas diferentes manifestações. E assim o fenômeno esportivo pode ser apresentado em 5 principais e significativas manifestações: Esporte Profissional, Iniciação Esportiva, Esporte como Conteúdo do Lazer, Esporte de Representação e Esporte Escolar (PAES; MONTAGNER; FERREIRA, 2009).
No entanto, mesmo com tantas manifestações esportivas, percebemos que o modelo de esporte profissional ou de alto rendimento, no qual prioriza a reprodução das técnicas esportivas, são reforçados nos cursos de graduação de uma forma tradicional e com isso os futuros profissionais podem preconizar o ensino destes modelos na escola.
Como relata Finck (2012), no qual mostra que os alunos possuem um conhecimento limitado sobre o esporte, pois alguns professores ainda encaram a escola como um espaço de formação de atletas, com isso cobram a execução correta das técnicas esportivas, deixando de lado o caráter lúdico e prazeroso do esporte, desconsiderando assim os movimentos espontâneos e a expressividade dos alunos.
A educação física escolar deve pautar-se na formação integral dos alunos, visando desenvolver os aspectos: sociais, cognitivos, motores e afetivos. Fazendo com que as aulas se tornem espaços para a observação, manifestação e transformação dos aprendizados, para que os alunos possam transferi-los para a vida. O esporte é um caminho para isso, desde que não seja desenvolvido apenas por meio do modelo do esporte profissional, mas pela valorização do processo de ensino aprendizagem e das relações pessoais, dando importância a totalidade do ser humano (GALATTI; PAES, 2006).
Para que o aprendizado ocorra de maneira satisfatória é importante que o professor possua uma conduta pedagógica centrada no aluno e dependendo do estilo que o professor adote pode favorecer um melhor desenvolvimento de sua turma, sendo assim, cada atividade, cada esporte, cada conteúdo possuem aspectos a serem ensinados por determinados estilos que permitam a produção de novos conhecimentos (KRUG, 2009).
Diante disso, abro um parêntese para alguns questionamentos, será que os professores de Educação Física modificaram a sua forma de ensinar o esporte na escola? Quais as modalidades esportivas ensinadas? Quais são os conteúdos esportivos ensinados na educação física escolar? A prática esportiva contribui para a formação dos alunos dentro do ambiente escolar?
E você profissional de Educação Física escolar está educando pelo esporte, ou seja, fazendo com que seus alunos sejam autônomo e protagonistas das aulas ou está fazendo com que apenas reproduzam movimentos?
O professor José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente no curso de educação física da Escola Superior de Cruzeiro - ESC.
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