Texto escrito por Gabriel Silva e Thais Paiva
São diversos os benefícios que a prática de educação física e conteúdos da pedagogia traz para a vida do ser humano, contribuindo para o seu desenvolvimento, melhorando suas habilidades, promovendo saúde e bem estar. Nesse sentido, a prática de esportes é geralmente iniciada dentro da escola, sendo este, um ambiente propício e acolhedor. A escola tem como atividade fim, promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, em seus aspectos físicos sociais e cognitivos.
A educação física, o ensino do esporte, a pedagogia contribuem para o entendimento das regras e de organização, levando educandos a compreender que para se chegar a determinados objetivos é preciso seguir algumas instruções. Outro fator de suma importância é a possibilidade que as práticas esportivas levem ao entendimento de que na sociedade, atitudes individuais podem gerar resultados coletivos.
Na educação infantil as práticas em relação ao movimento corporal são desenvolvidas através dos jogos e brincadeiras, apesar de não contar com a presença do profissional de educação física, a pedagogia e educação física precisam estar lado a lado, para promover o desenvolvimento integral e eficaz das crianças. Elas se complementam e se inter-relacionam nas práticas individuais de cada uma dessas áreas do conhecimento.
Justificativa desta possibilidade de complemento é a utilização de manifestações corporais (geralmente aplicado na Educação Física) como estratégia para estender o nível do ensino aprendizagem, isto é, a partir da ludicidade ensinar conteúdos de atribuição da pedagogia, bem como matérias gerais: matemática, geografia, português, entre outras.
Exemplo: durante a brincadeira “pega pega”, pedir ao aluno capturado dizer algum estado do País, cidade, ou até bairro da região. Outra possibilidade: antes de uma partida de queimada a equipe que responder primeiro a uma pergunta de português realizada pelo profissional da Educação Física poderá optar entre bola e campo.
Mas estes estímulos de conhecimentos são importantes estar coerentes com a realidade dos ensinamentos gerais pedagógicos, e isto não cabe somente dentro da escola, mas em clubes e projetos sócio-esportivos. Para isso é necessário comunicação com as equipes pedagógicas da qual os educandos atuam.
O profissional da Educação Física tendo um parâmetro dos conhecimentos que os educandos estão construindo com seus pedagogos, gera ideias mais claras de atividades a serem desenvolvidas.
Perceba, que a Educação Física e o ensinamento do esporte não perde sua essência, pelo contrário ganha força ao se juntar com a pedagogia. Além do que também pode ocorrer o inverso: dentro das salas de aula, os pedagogos promoverem estratégias para que alguns conceitos do esporte seja construído com os alunos. Desta maneira com as variáveis positivas que o planejamento de ensino possibilita, pode ser ideal para alavancar o nível de aprendizagem dos alunos/atletas.
Gabriel Silva é licenciado em educação física pelo Centro Universitário Módulo e idealizador do Projeto Joga Mais que a partir da prática do futsal procura contribuir na formação de crianças e adolescentes de Ubatuba/SP.
prof.gabrielsilva@outlook.com
Thais Paiva é licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário Módulo, Pós-graduanda em Educação Especial.
thais.p.paulino@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário