Texto escrito por Téo Pimenta
A construção de propostas pedagógicas com práticas mais
humanizadoras e para a vida passam pela disposição do professor em buscar romper
com práticas pedagógicas tradicionais, buscando constantemente por práticas
inovadoras, no sentido de construir propostas opostas ao paradigma
reducionista, ou seja, práticas que procurem se comprometer com o
desenvolvimento de ações pedagógicas revolucionárias, sobretudo, que valorizem
o processo em detrimento do resultado, ou seja, práticas menos verticais e mais
horizontais de ensino.
Segundo nos orientam Reverdito e Scaglia (2009) pedagogizar o
fenômeno esportivo seria caminhar para além dos métodos, sistematizações,
organizações e procedimentos, obviamente sem diminuir a importância desses
elementos, mas ir além, segundo os autores significaria desenvolver um ensino
do esporte para vida, para a humanização dos participantes do processo, desta
maneira, o esporte seria uma potencial ferramenta para o ensino de valores e
para a construção de uma sociedade mais justa e igual.
Propostas para o ensino do esporte deveria ter como intenção
prioritária a formação do indivíduo integral, estimular os alunos a serem autônomos,
que respeitem a diversidade e a inclusão e cooperem entre si.
Neste sentido os alunos devem ser estimulados a resolverem
os problemas de maneira autônoma, no entanto, para ser autônomo deve ser
estimulada a sua autonomia, assim, o desenvolvimento da autonomia seria um dos eixos
norteadores das propostas e ações pedagógicas. Além da autonomia, também deve-se
privilegiar a diversidade, inclusão e cooperação dos alunos, assim, as ações
pedagógicas executadas dever ser constantemente pensadas, refletidas,
dialogadas e debatidas para visar e atingir estes objetivos.
Neste sentido, conforme afirmamos em inúmeras vezes neste
blog, o aluno deve ser considerado o elemento central do processo de ensino e
aprendizado, sobretudo, as ações pedagógicas devem estimular o desenvolvimento
integral dos indivíduos por meio do esporte. Afirmamos, propostas bem sucedidas
no ensino do esporte permitem que os alunos tenham a compreensão da prática,
permitindo-os a reconstruir e ressignificá-la.
Cabe destacar que toda prática pedagógica no esporte deveria
partir dos princípios estabelecidos pelo prof. João Batista Freire:
"ensinar esporte a todos, ensinar bem o esporte, ensinar mais que esporte,
e ensinar a gostar de esporte”.
Conforme Reverdito e Scaglia (2009, p. 136):
o ensino do esporte [...] deverá estar comprometido na mesma forma que qualquer outra disciplina, pois em nada diminui a responsabilidade de formar, portanto, não poderá estar desprovida de princípios e condutas pedagógicas. [...].
As propostas para o ensino do esporte devem se constituídas de
práticas pedagógicas mais humanizadoras e para a vida, esta perspectiva é precisa e decisiva para o futuro breve, mas para isso ser possível
o professor deve refletir e formular ações práticas que estimulem o ensino inovador (para além do reducionismo), valorizem o processo e priorizem os alunos que aprendem.
Téo Pimenta é mestre, professor no curso de educação física da Faculdade Anhanguera de Taubaté e diretor do IEVALE.
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte
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