quinta-feira, 19 de novembro de 2020

O ensino do esporte a partir do TGFU, uma possibilidade de maior imersão dos alunos nas aulas

 


Texto escrito por José Martins Freire Júnior

De acordo com Castro, Giglio e Montagner (2008), muitos modelos têm como objetivo a compreensão da tática, a ocupação dos espaços e o desenvolvimento das habilidades dentro do contexto do jogo, sendo assim, se tornam peças fundamentais para um aprendizado significativo.  Nesse sentido o jogo gera alegria, tensão, incerteza, imprevisibilidade, ordem e desordem, sendo seriamente encarado por seus participantes. O jogo possui características antagônicas caracterizadas por ser um sistema fora de controle e do poder coercitivo do professor (LEONARDO; SCAGLIA; REVERDITO, 2009). 

A incerteza do jogo, a busca pelo inédito são fatores de estímulo a participação, porém dentro do ambienta escolar, essa participação deve estar pautada de conhecimentos, e não somente jogar pelo puro prazer de jogar. 

O jogo é um fenômeno cultural carregado de valores éticos, mas propõe uma suspensão da realidade. O professor tem a possibilidade de organizar práticas pautadas por uma teoria fundamentada no jogo, o qual deve ser realmente jogado para atingir os objetivos e gerar uma prática significativa. Para Castro, Giglio e Montagner (2008), o jogo é considerado como uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, pois oferece condições de liberdade de expressão e a busca pela auto superação que os próprios jogadores se impõe, além de possuir caráter lúdico. 

Kroger e Roth (2002) relatam que para aprender o jogo é necessário jogar, sendo assim as crianças devem aprender primeiro a jogar com liberdade, buscando reconhecer e perceber os problemas presentes no jogo.

De acordo com Bolonhini e Paes (2008) Teaching Games for Understanding (TGFU) é apontada como uma forma de ensino contextualizada, que utiliza jogos reduzidos para ensinar o esporte. Tais jogos podem ser com espaços, número de jogadores e tempo  reduzidos, equipamentos e regras adaptadas. Porém, a estrutura tática é muito semelhante, e, com isso, o aluno compreende a lógica do jogo, para que assim seja capaz de dar respostas para as inúmeras situações problema presentes em uma partida.

Portanto, o foco é na compreensão da tática, antes mesmo de se preocupar com o aprendizado do gesto técnico. É importante ressaltar que nesta forma de ensinar o esporte a reflexão coletiva sobre a prática e também a elaboração de estratégias, a verbalização e análise são pontos necessários para a construção do conhecimento, ou seja, ação-reflexão-diálogo-ação e com isso fazer com que os alunos se posicionem criticamente durante este processo. Diante disso, o professor de Educação Física deve intervir fazendo questionamentos para favorecer esse crescimento dos alunos.

Bayer (1986) propões os princípios operacionais, dos quais a conservação da posse de bola, a progressão dos jogadores até a meta adversária e atacar a meta adversária são relatados como os princípios ofensivos. Os defensivos são compostos pelos seguintes pontos: recuperar a posse de bola, impedir e dificultar a progressão dos jogadores e proteger sua própria meta, todos estes princípios de acordo com o autor são muito importantes na montagem dos jogos para os alunos e estão totalmente interligados entre os esportes coletivos.

Sendo assim é necessário que professor esteja consciente sobre a importância do planejamento das atividades esportivas e da utilização de uma metodologia de ensino, partindo do conhecimento prévio dos alunos para que, ao mediar um novo aprendizado seja ele motor, cognitivo ou afetivo-social, a bagagem de experiência destes alunos, acumulada ao longo dos anos e adquirida em diferentes espaços educacionais, possa auxiliá-los durante as aulas de Educação Física escolar. Desse modo, a criança é vista como um ser cultural que vai sendo formado e “moldado” a partir das influencias de seus pais, de familiares, do ambiente escolar, do meio no qual está inserido e das atividades motoras, como: jogos, brincadeiras dentre outros (KORSAKAS; ROSE JÚNIOR, 2002).

Para uma aprendizagem significativa dos alunos, os docentes têm que saber diferentes formas de ensino, desta forma os estilos de ensino também são importantes estratégias para os docentes, para a continuação do trabalho abordaremos essa segunda. 

 

O professor José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente nos cursos de educação física da Escola Superior de Cruzeiro (ESC) e da UNISAL/Lorena.


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte. 

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