quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Os Estilos de Ensino


Texto escrito por José Martins Freire Júnior

De acordo com Gozzi e Ruete (2006) os Estilos de Ensino fazem parte de um Spectrum que compõe uma teoria que objetiva analisar a estrutura das tomadas de decisões em um comportamento de ensino e aprendizagem. Tais decisões podem ser tomadas tanto pelo professor quanto pelo aprendiz-aluno. 

É importante ressaltar que o conhecimento do Spectrum possibilita ao professor novos caminhos didáticos pelo conhecimento e utilização de vários estilos de ensino, mudar de um estilo a outro. Tal conhecimento poderá auxiliar no planejamento das aulas, visando que o educador se torne observador, conselheiro e criador que consiga colaborar para o desenvolvimento da autonomia de seus alunos.

De acordo com Krug (2009), existe uma Anatomia dos Estilos de Ensino que é composta por 3 fases: 

Pré-impacto: está relacionada a todas as decisões que antecedem o contato entre o aprendiz e o professor, ou seja, o planejamento. 

Impacto: corresponde às decisões ligadas à ação e à implementação do planejamento. 

Pós impacto: agrega as decisões voltadas à avaliação e à performance do que foi aplicado na etapa de Impacto, ou seja, é responsável por analisar o desenvolvimento das etapas anteriores, para que se possa fazer os ajustes necessários.

O Spectrum é composto por onze estilos de ensino, que representam duas capacidades básicas humanas: a capacidade de reprodução e a de produção de novos conhecimentos.

Os estilos são organizados de acordo com essas capacidades, sendo assim, os estilos de Comando (A), Tarefa (B), Recíproco (C), Auto checagem (D) e Inclusão (E) estão vinculados à reprodução, já os estilos Descoberta Guiada (F) Descoberta Convergente ou Solução de Problemas Convergente (G), estão relacionados à descoberta e à produção de novos conhecimentos. Por fim, os estilos Descoberta Divergente ou Solução de Problemas Divergente (H), Individual (I), iniciado pelo aluno (J) e Auto Ensino (K) estão ligados à descoberta e criatividade (GOZZI; RUETE, 2006).

Sendo assim, para ensinar o esporte seja no ambiente escolar ou em projetos esportivos, os métodos ou princípios de ensino são muito importantes assim como variados  Estilos de Ensino que podem e devem ser utilizados para que o aprendizado da modalidade seja duradouro, eficaz e colabore com a autonomia dos praticantes.


O professor José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente nos cursos de educação física da Escola Superior de Cruzeiro (ESC) e da UNISAL/Lorena.


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário