quinta-feira, 8 de outubro de 2020

A importância do Esporte escolar


Texto escrito por José Martins Freire Júnior 

Atualmente, o esporte possui lugar de destaque no âmbito escolar, pois além de ser, em muitos momentos, o conteúdo central da EFE, ainda possui um espaço reservado nas atividades extracurriculares. Ainda neste contexto, nota-se um forte discurso de que o esporte está ligado diretamente a uma melhor educação de crianças e adolescentes e, muitas vezes, assume um papel louvável sendo responsável por salvar pessoas das drogas e da violência (BASSANI; TORRI; VAZ, 2003). 

O esporte é um grande viés para a construção de uma vida saudável, longe de vícios, entretanto não é certeza que se a criança ou adolescente praticarem atividades esportivas estarão longe dos males do mundo, que por muitas vezes a droga, a violência, estão muito perto do meio em que vive. O que vem ocorrendo ao longo do tempo é a criação deste “mito”, que a inserção em um programa esportivo é a certeza de uma vida correta e saudável, se não tornar um atleta certamente será um cidadão do bem.

Dória e Tubino (2006, p. 78), em defesa do esporte vão além, pois relatam que a prática esportiva:

[...] vai além de evitar o envolvimento de crianças com o crime e as drogas, que confere aos participantes melhoria real na qualidade de vida e proporcionar condições de saúde, tudo isso associado ao livre exercício da criatividade através do esporte.

De acordo com Vago (1996), o esporte foi se consolidando como prática cultural recorrente na sociedade moderna que avançou para dentro da escola usando seus espaços, seus componentes educativos e, assim, concretizou-se como conteúdo da educação física escolar, no entanto é necessário que haja uma prática escolar de esporte específica que tenha objetivos claros e diferenciados do esporte vivenciado fora do ambiente escolar. É preciso tomar cuidado, pois a instituição esportiva possui uma maior expressão e assim pode acabar determinando as ações que devem ser realizadas dentro das aulas de educação física escolar.

De acordo com Barroso e Darido (2006) o esporte é um fenômeno cultural e que está enraizado em nossa sociedade, portanto deve- se fazer presente em vários locais, entre eles na escola. No entanto é necessário também, ter certo cuidado ao ensiná-lo, pois como é sabido o ambiente escolar sofreu e sofre influências de acontecimentos externos, e o esporte desde o momento que passou a ser parte deste local segue no mesmo caminho, a ponto de em alguns momentos da história a prática esportiva ser tornar o único conteúdo a ser ministrado. 

É conspícuo que a escola atue em todos os conteúdos, inclusive no esporte, mais ainda, que as atividades a serem ensinadas não devam ser desenvolvidas com um objetivo voltado apenas a sua prática, necessita que seja um meio para a formação dos alunos tendo como eixo norteador uma pedagogia para a autonomia (BARROSO; DARIDO, 2006).

Guimarães et al (2001) argumentam que a educação física, como outras disciplinas, possui significativa responsabilidade em relação ao processo de formação das crianças e adolescentes, no desenvolvimento dos valores e atitudes positivas para uma vida em sociedade. Estes aspectos devem fazer parte dos conteúdos de ensino e cabe ao professor organizar e coordenar esta formação durante as aulas de educação física escolar. Para isto, é fundamental um planejamento prévio para tornar todos os momentos educativos, proporcionando aos alunos reflexão e discussão sobre os fatos ocorridos nas aulas.

A escola deve buscar ser um espaço democrático que tenha a possibilidade de ofertar uma pedagogia direcionada à cidadania, que assim como a educação a cultura corporal de movimento também é um direito de todos. 

Sendo assim é crucial que sejam dadas condições para que os alunos possam conhecê-la, reconstruí-la e transformá-la, porém, isso é tarefa para o professor que irá identificar e assim ofertar as inúmeras possibilidades de conhecimentos relacionados a cultura corporal de movimento. A partir disso, excluir das aulas de educação física escolar o esporte como instrumento de simples repetição de movimentos e tê-lo como um importante instrumento pedagógico que auxilie na formação de cidadãos que reflitam sobre os valores e atitudes (BARROSO; DARIDO, 2006).


O professor José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente nos cursos de educação física da Escola Superior de Cruzeiro - ESC e da UNISAL de Lorena.


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário