sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O esporte como uma ponte para a cultura de paz


Texto escrito por Téo Pimenta

O esporte com seu poder transformador pode contribuir para uma sociedade melhor e menos violenta, atualmente vivemos uma lamentável situação, segundo dados apresentados em artigo publicado na revista Nova Escola (2019) escrito pela psicóloga Ana Carolina C D'Agostini a realidade é preocupante e alarmante.

Segundo a referida revista, os órgãos de pesquisa levantaram dados sobre a violência dentro da escola e apontara o Brasil como líder no ranking de agressões contra professores (OCDE). Dados apontados pela Globo News indicam que em São Paulo o número de casos de violência contra professores cresceu 73% em 2018 com relação 2017. O sindicatos dos professores de São Paulo afirmou que mais da metade dos professores do estado já relataram ter sofrido alguma agressão. 

A consequência dessa caótica realidade é que a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo recebeu cerca de mais de 3.000 licenças por estresse e depressão e no Rio de Janeiro um professor a cada 3 horas saiu de licença por estresse, dados que apontam, ilustram a dura realidade do professor no Brasil e destacam que o quanto o país não valoriza a educação e o trabalho do professor. Estes dados ilustram o clima violento que o professor vive dentro da escola que apresentam uma realidade nada pacífica. 

O preocupante é que a violência dentro da escola vem sendo tratada como algo normal, naturalizar a questão da violência escolar é muito perigoso e procurar culpabilizar a escola ou a família não é o caminho para a resolução desse complexo problema.

Temos que desenvolver mais propostas e projetos que visem a construção de uma cultura de paz nas escolas e que reflitam a formulação de medidas preventivas e envolva não apenas a família, mas sim, outras instituições sociais. 

Auxiliar com a formulação de propostas que envolvam outros setores da sociedade, que busquem por elaborar soluções eficazes e eficientes para este e outros problemas apresentados no interior das escolas, neste caso, o esporte pode se apresenta como uma das possibilidades e auxiliar na construção e desenvolvimento de uma cultura de paz dentro da escola. 

Desta forma, temos que refletir estratégias que utilizem do poder transformador do esporte e construam pontes para uma cultura de paz em nossa sociedade. Com o esporte sendo trabalhado estratégica e sistematicamente com as crianças e jovens podemos contribui de forma efetiva para a construção da cultura de paz dentro das escolas. Devemos utilizar o potencial do esporte como uma ferramenta de transformação social.


Téo Pimenta é diretor e Editor do Blog do IEVALE

(12) 98845-4676 | ievale1998@gmail.com


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário