quinta-feira, 1 de outubro de 2020

Papel do esporte na educação dos praticantes


Texto escrito por José Martins Freire Júnior 

Você que compartilha dessas nossas ideias, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos nos diálogos sobre o esporte.

Ao longo do século XX, as práticas culturais de esporte foram sendo escolarizadas e tornaram-se um conteúdo da educação física escolar, passando a fazer parte do cotidiano escolar. De acordo com Vago (1996) a escola é vista como uma instituição social que pode possibilitar o envolvimento dos alunos com uma cultura escolar de esporte, por tanto é importante que ao invés de reproduzir apenas técnicas e táticas dentro deste conteúdo o professor o promova como um movimento propositivo de intervenção e transformação na história cultural da sociedade.

Diante disso, a escola tem a possibilidade de problematizar o esporte como um fenômeno sociocultural que possui inúmeras vertentes e assim construir o ensino de forma que possa confrontar com os valores e códigos que tornaram o fenômeno esportivo excludente e seletivo, favorecendo pontos importantes como: a participação, o respeito, o lúdico e, assim, apropriar-se do esporte como uma prática cultural, tentando diminuir ou até eliminar os códigos dominantes da sociedade que estão agregados ao esporte (VAGO, 1996).

Acredita-se também que para se formar um cidadão que possa contribuir para uma sociedade mais justa e democrática, o esporte pode ser uma grande ferramenta, desde que transcenda o ato competitivo em si. Sendo assim, a educação formal ou não formal, como Educação Física escolar ou projetos socioesportivos, podem constituir-se em um caminho que possibilite a cidadania de crianças e adolescentes.

Mas para tanto, o professor tem que elaborar suas aulas de maneira crítica reflexiva, fazendo com que os alunos sejam os protagonistas do seu processo de ensino-aprendizagem e não meros coadjuvantes nesse longo processo.

Desta forma, o processo de ensino aprendizagem pode ser entendido como um sistema orientado por 3 componentes: professor, aluno e matéria, que têm como objetivo proporcionar mudanças efetivas nos comportamentos, capacidades e competências dos alunos, ou seja, na conquista de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e valores. O professor estabelece a medição entre o aluno e a matéria de ensino, buscando desenvolver um conteúdo adequado as características, necessidades, expectativas e interesse dos alunos, para que não seja muito além do potencial dos alunos e também seja desafiador. Para isso, é necessário que o professor possua um conhecimento prévio da matéria e do aluno, sendo um porto de partida para o processo de ensino aprendizagem (TANI; BASSO; CORRÊA, 2012)

A vivência esportiva não deve ser pautada apenas no aspecto físico da prática e em seus movimentos específicos, ela terá sentido quando envolver o aluno na pluralidade do esporte, ou seja aspectos históricos, culturais, físicos e sociais, dos quais permitem uma pratica educacional (BOLONHINI; PAES, 2009).

É de claro consenso que todos os esportes têm uma história, tem sua origem, o porquê que foram criados, onde foram inventados, todos os esportes passaram por processo de evolução, se adequando cada vez mais ao mundo em que vivemos e trazer a luz essas informações é de grande valia na construção de conhecimento dos discentes.

Para que o fenômeno esportivo seja caracterizado de natureza educacional é essencial que os docentes proporcionem um tratamento pedagógico adequado que possa contribuir de forma significativa para uma formação cidadã e o também para desenvolvimento autonomia dos alunos. Diante disso, o esporte deve ser desenvolvido por meio de 3 referenciais, sendo eles: o técnico e tático, o sócio educativo e histórico cultural que colabora com os dois primeiros citados e direciona os processos de ensino, a vivencia e aprendizagem das modalidades esportiva, respeitando assim a integralidade do esporte (MACHADO; GALATTI; PAES, 2014).


O professor José Martins Freire Júnior é mestre em educação física e docente nos cursos de educação física da Escola Superior de Cruzeiro - ESC e da UNISAL de Lorena.


O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário