Na última Eurocopa, uma criança portuguesa de uns dez anos e um jovem francês no alto de seus vinte e poucos anos deram uma lição ao mundo. A França jogava uma final em casa para ser campeã da Europa. Precisava ganhar para dar ânimo ao seu povo após uma série de atentados terroristas e mortes em Paris, segundo episódios do jornal Charlie Hebdo. O que os franceses mais temiam se concretizou, o gol português na prorrogação tirou o sonho de erguer a taça e o sentimento nacionalista. Já fora do estádio, o jovem francês chora e o garoto português, com pureza, compaixão e respeito, consola o seu novo amigo.
O idioma não fez diferença e nem uma barreira. O abraço e o reconhecimento do adversário uniram dois povos. O mundo se emocionou com o gesto e o vídeo viralizou. Além de saber lidar com a derrota, também é necessário o respeito na vitória, como vimos no exemplo. O profissional neste sentido deve construir maneiras para seus alunos/atletas se reinventarem perante estes momentos.
Além disso, o esporte nos traz valores pertinentes à realidade vital. O esforço se apresenta como um dos recursos imprescindível ao esportista. Por exemplo: um atleta que almeja êxito em suas práticas deve treinar em abundância seus fundamentos, uma vez que são a partir da repetição que se refina os movimentos.
Assim como no esporte, na vida de um modo geral requer o esforço para conseguir o que se deseja. Entretanto, neste processo é necessário ensinar uma outra coisa, o planejamento.
Por mais que a pessoa seja dedicada, o planejamento deve caminhar paralelo a esta característica, pois são os caminhos percorridos e as estratégias adotadas que ditará o ritmo e os objetivos alcançados.
Voltando ao atleta, quando o mesmo é esforçado ao extremo, porém, não possui um planejamento adequado de seus treinamentos, sem horários definidos, sem periodização do profissional, sem variedade dos fundamentos treinados, enfim poderá até melhorar em algum aspecto, porém, deixará de conseguir o que poderia vir a conquistar, no caso um melhor desempenho. Assim é na vida, o empenho é fundamental desde que seja conciliado com um bom planejamento.
Além do esforço, bom planejamento, administração do estado emocional individual, a disciplina segue como mais um importante aspecto. Em uma modalidade coletiva, por exemplo, um atleta que não tem a disciplina de cuidar de sua alimentação, de seu corpo de um modo geral pode comprometer todo um time. Em esportes individuais também não é diferente. Assim também é na vida. Quando se tem uma meta e aplica todos os outros valores já apresentado, mas não se tem disciplina, ocorrerão muitas dificuldades. Por exemplo: um jovem quer realizar uma viagem, esforça-se para ganhar mais dinheiro. Planeja seus gastos. Reconhece suas decisões equivocadas neste processo e segue em frente, porém, não se tem disciplina e não guarda dinheiro da maneira devida, logo, de nada adiantará.
Portanto, quando ensinar o esporte, saiba que mais que uma modalidade esportiva em foco, está principalmente treinando, indiretamente será desenvolvido ensinamentos para toda a vida. E acredita-se que fazer estas correlações na promoção de debates e discussões são fundamentais para que o esporte ganhe mais sentido, seus valores saiam do anonimato e venham ser o eixo de condução do grupo como um todo.
Gabriel Silva é licenciado em educação física pelo Centro Universitário Módulo e idealizador do Projeto Joga Mais que a partir da prática do futsal procura contribuir na formação de crianças e adolescentes de Ubatuba/SP. Email: prof.gabrielsilva@outlook.com
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