quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A Gestão de Projetos e o Profissional de Educação Física


Texto escrito por ​João​ ​Gambini

Há muito se fala em ações, propostas, objetivos e métodos de trabalho na área de educação física e esporte com vistas a facilitar a realização de eventos, competições e outras tantas atividades. Na formação do profissional de Educação Física as aulas de organização de eventos esportivos dão uma introdução à metodologia de tipo de gestão de projetos, ainda que distante dos métodos mais complexos e ou dos mais ágeis desenvolvidas pelo mercado.

A gestão e elaboração de projetos compõem uma temática importante que é cada vez mais requisitada em todas as áreas e instâncias profissionais, e para a nossa área - educação física, saúde, esporte, lazer e recreação, não é diferente. A todo o instante nos é requerido mais conhecimento e aplicabilidade do que sabemos na gestão de projetos, pois a cada dia a área se reinventa, se amplia e se diversifica provocando mudanças e repercutindo em todos os profissionais que nela atuam. 

A gestão de projetos em educação física e esportes é uma ação estratégica.

Esse movimento busca alternativas para as grandes e profundas mudanças que têm acontecido na sociedade e provocadas por todo tipo de intercorrências como crises econômicas, climáticas e mesmo sanitárias, como o caso da pandemia que estamos enfrentando. Busca-se uma visão mais abrangente não só do mercado da Educação Física, mas de um domínio do saber ou expertise sobre outros campos como da administração, tecnologia, marketing, comunicação, finanças, plano de negócios e, por transversalidade a tudo isso, do conhecimento sobre métodos de elaboração e gestão de projetos.

Há muitos cursos - presenciais e online - de gestão de projetos, baseados em métodos mais tradicionais, métodos mais ágeis e híbridos, em que os profissionais e estudantes de Educação Física podem aproveitar para se iniciar a partir de uma introdução e ou se aprofundar em conteúdos que podem levá-los ao aprofundamento e mesmo a certificação como profissionais de gerenciamento de projetos. 

Mas a pergunta até aqui pode ser a seguinte: Por que esse assunto da gestão de projetos é importante? Nesses já 40 anos de formado tive a oportunidade de conhecer e me aprofundar nesse tema e percebi como pratiquei que quase 90% do nosso trabalho enquanto Profissionais de Educação Física é baseado em gestão de planos e projetos. Gerimos pessoas em treinamento, em equipes, instalações, pesquisas, políticas, ações, eventos e aulas, sim, muitos planos de aulas e de progressão. Nossa área pede esse conhecimento e se não nos posicionarmos e nos colocarmos para assumir com efetiva responsabilidade e atitude estaremos abrindo mão de um campo de evolução, progresso e carreira enorme. 

Portanto, aprender sobre gestão de projetos e suas metodologias e ferramentas visa fortalecer a formação e capacitação daqueles que atuam com a realidade profissional que o mercado exige. Visa ocupar com competência o nosso lugar na gestão da nossa área de atuação.

Então, busque cursos cuja abordagem seja teórica e prática com direcionamento para a elaboração, execução e avaliação de projetos, itens críticos para a gestão. Assimile os conceitos abordados que normalmente incluem o conhecimentos desenvolvidos a partir de experiências, estudos e práticas em gestão de projetos elaboradas por organizações internacionais como o PMI (Project Management Institute EUA) e sobre a metodologia de projetos aplicados às áreas de negócios; o conhecimento em gestão de projetos aplicados à área socioeducacional com suas diferentes concepções e aplicações, e o conhecimento em gestão de projetos focado no desenvolvimento pessoal, profissional, como projetos de carreira e empreendedorismo.

Caros, o Profissional de Educação Física - nós - até podemos ficar sem nos envolvermos com esse tema, mas certamente esse conhecimento em gestão de projetos vai acabar caindo no nosso colo ou na nossa cabeça e, na minha concepção pessoal, como gestor de projetos e de pessoas envolvidas em projetos tenho certeza que precisamos continuar nos desenvolvendo nesse assunto porque nossas organizações e vidas dependem dessa atualização pessoal e profissional constante. 

Fica aqui a dica, busque se desenvolver como gestor de projetos, ideias, pessoas, negócios e da sua vida. Encare que sua profissão provoca mudanças no seu entorno e quanto mais você puder se aperfeiçoar mais efetivos serão os resultados dessas mudanças.


O professor ​João​ ​Omar​ ​Gambini​ (​CREF​ ​005302​ ​G/SP) é especialista em Administração e Organização do Lazer e Recreação pela Anhembi/Morumbi; MBA​ em  ​Administração​ ​de​ ​Projetos​ pela ​FIA; Pós-graduado​ ​em​ ​Gestão​ ​de​ ​Negócios​ pela ​FGV; Executivo do ​SESC de São​ ​José​ ​dos​ ​Campos, entre os anos de 2006 e 2015; Conselheiro​ do ​CREF4/SP de 2007 a 2018; e atualmente é Chefe de Gabinete do Gerente Executivo do CREF4/SP. joaogambini@gmai.com


Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário