quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

As três dimensões do esporte


Texto escrito Gabriel Silva

No processo de ensino aprendizagem é fundamental entender esses três pilares a cerca do esporte para que o profissional se contextualize com sua realidade e objetivos.

A primeira, é o “esporte educação”, que segundo Maya (2010), o principal objetivo é promover a democratização dos movimentos. Ou seja, dar oportunidade a todos independente de suas capacidades. Sem exclusão e discriminação alguma. Todas as ações dos participantes de maneira igualitária em relação ao grupo. Esta prática pedagógica também referenciada no processo atitudinal, visa a formação social e educacional de cada indivíduo ali inserido.

O segundo pilar é o “esporte participação” que segundo Tubino (2009), é caracterizado com a proposta lúdica na aplicação das atividades de modo oferecer aos participantes bem estar, bom convívio coletivo e diversão durante a prática do esporte. Esta estratégia de atuação do profissional carrega por si ótimas oportunidades de agregar valores e conceitos nas atividades para que os educandos aprenda de modo divertido os conhecimentos desenvolvidos. Se tratando de iniciação esportiva, este segundo pilar apresentado é praticamente imprescindível nas aulas, desde que busque contribuir com os objetivos e propostas do esporte.

A última dimensão é o “esporte performance” também conhecido como alto rendimento. Darilio (2008) faz referência a este pilar expondo que o medo apresenta uma tendência a ser praticado pelos talentos esportivos. Tendência que marca seu caráter anti-democrático. Em outras palavras apenas os melhores tem a oportunidades. Apenas os melhores podem atuar no esporte. Apenas os melhores podem usufruir deste direito social.

É comum aliás, a distorção destes três pilares pelo profissional de Educação Física. É necessário frequentemente a reflexão para que ocorra a sistematização e organização de maneira justa e coerente com a realidade de ensino. Esta organização se ganha força quando os educandos se conecta com o profissional a partir de diálogos e rodas de conversas para que os objetivos sejam sempre debatidos de forma democrática entre todos.

Com isso, deixamos aqui o espaço para que você também nos ajude expondo sua opinião na construção de ideias para o ensinamento do esporte.


Gabriel Silva é licenciado em educação física pelo Centro Universitário Módulo e idealizador do Projeto Joga Mais que a partir da prática do futsal procura contribuir na formação de crianças e adolescentes de Ubatuba/SP. prof.gabrielsilva@outlook.com

O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte. 

www.ievale.com.br


Acreditamos no poder transformador do esporte


Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário