Texto escrito Gabriel Silva
No processo de ensino aprendizagem é fundamental entender
esses três pilares a cerca do esporte para que o profissional se contextualize
com sua realidade e objetivos.
A primeira, é o “esporte educação”, que segundo Maya (2010),
o principal objetivo é promover a democratização dos movimentos. Ou seja, dar
oportunidade a todos independente de suas capacidades. Sem exclusão e discriminação
alguma. Todas as ações dos participantes de maneira igualitária em relação ao
grupo. Esta prática pedagógica também referenciada no processo atitudinal, visa
a formação social e educacional de cada indivíduo ali inserido.
O segundo pilar é o “esporte participação” que segundo
Tubino (2009), é caracterizado com a proposta lúdica na aplicação das
atividades de modo oferecer aos participantes bem estar, bom convívio coletivo
e diversão durante a prática do esporte. Esta estratégia de atuação do
profissional carrega por si ótimas oportunidades de agregar valores e conceitos
nas atividades para que os educandos aprenda de modo divertido os conhecimentos
desenvolvidos. Se tratando de iniciação esportiva, este segundo pilar
apresentado é praticamente imprescindível nas aulas, desde que busque
contribuir com os objetivos e propostas do esporte.
A última dimensão é o “esporte performance” também conhecido
como alto rendimento. Darilio (2008) faz referência a este pilar expondo que o
medo apresenta uma tendência a ser praticado pelos talentos esportivos.
Tendência que marca seu caráter anti-democrático. Em outras palavras apenas os
melhores tem a oportunidades. Apenas os melhores podem atuar no esporte. Apenas
os melhores podem usufruir deste direito social.
É comum aliás, a distorção destes três pilares pelo
profissional de Educação Física. É necessário frequentemente a reflexão para
que ocorra a sistematização e organização de maneira justa e coerente com a
realidade de ensino. Esta organização se ganha força quando os educandos se
conecta com o profissional a partir de diálogos e rodas de conversas para que
os objetivos sejam sempre debatidos de forma democrática entre todos.
Com isso, deixamos aqui o espaço para que você também nos ajude
expondo sua opinião na construção de ideias para o ensinamento do esporte.
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte
Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário