Texto escrito por Ranieri Gabriel
Quando se monta uma equipe, independente se tem as características amadora ou profissional, o importante é definir os valores que devem reger a equipe. Segundo o famoso treinador de basquetebol norte-americano MIKE KRZYZEWSRI, os membros de uma equipe devem ser encarados como os cinco dedos de uma mão. Temos mão com dedos pequenos que se junta com facilidade e se transforma em um poderoso punho fechado, as equipes de sucessos tem habitualmente cinco características fundamentais: Comunicação; Confiança; Responsabilidade coletiva; Orgulho uns dos outros.
Já que o jogo é IMPREVISIVEL precisamos fazer dos nossos treinamentos uma cópia fiel do jogo. As reações prontas e rápidas de todos os jogadores precisam ser treinadas independentemente da situação que o atleta se encontra.
Precisamos treinar todos os momentos do jogo.
Treinar é competir em níveis mais elevados, o objetivo do treino é aperfeiçoar e contribuir na evolução continua das capacidades do atleta, simular a realidade do jogo propriamente dito, exercícios de treino competitivo e sempre respeitando a faixa etária de cada indivíduo.
Segundo Felipe Sá treinador do Corinthians F.C o treinamento precisa ser: livre; criativo e organizado.
Porque o nosso treino é um laboratório mais perfeito que existe (Marquinhos Xavier, 2019).
De acordo com Meira Jr., De Rose e Massa (2010) três fatores são fundamentais para compor a essência do jogo: Cooperação e oposição; imprevisibilidade e criação e diminuição dos espaços.
O professor Ranieri Gabriel é bacharel em educação física pela ESC/Cruzeiro e técnico de futsal do Clube Comercial de Lorena.
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte
Você que compartilha dessa ideia, siga o IEVALE nas redes sociais, compartilhe nossos conteúdos e contribua para juntos avançamos no diálogo sobre o esporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário