Texto escrito por Leopoldo Ortega da Silva
Prezado amigo professor, aqui quem lhe escreve é o esporte. Fiquei muito contente em receber uma carta sua. Realmente nos divertimos muito na sua infância e adolescência também. Quando você nem imaginava em se tornar professor, não é?
É bem verdade na maioria das relações, a minha falta de sociabilidade. Não é com todos e todas que consigo me relacionar bem! A minha constituição, faz com que eu não tenha afinidade com a maior parte das pessoas. Tenho a percepção que na escola como você mesmo disse em sua carta, é necessário por parte de vocês professores e professoras, uma ressignificação das concepções pedagógicas que por sua vez me aproximariam dos escolares.
As propostas deveriam estar pautadas na ampliação e aprofundamento de saberes sobre a cultura corporal, na qual tenho meu pertencimento. Com este viés você professor, poderia oportunizar práticas que possam contribuir para formação do cidadão e cidadã. Vivências, reflexões e análises críticas daquilo que me constituem como cultura e que permeiam a nossa existência, deveriam fazer parte das aulas de educação física na educação básica.
Reconheço a necessidade de repensar o conceito de que esporte é saúde. Nem sempre isso é verdade! E mais, nas aulas de educação física tenho tido pouco tempo para ganhos relacionados a aptidão física para a saúde, para ser mais claro, me refiro a ganhos promovidos pelas aulas regulares de educação física sobre os níveis metabólicos, antropométricos e motores dos estudantes.
Por fim, agradeço o tratamento dos docentes que estão oportunizando minha aproximação dos estudantes, com características que até então eu jamais tivesse imaginado existir, pessoas com deficiência, obesas, de outros gêneros, com diferentes níveis socioeconômicos, de outras etnias...
Tenho percebido que a abordagem de alguns docentes tem justificado a existência das aulas de educação física escolar e o tratamento que estes tem me dado, me faz sentir acariciado. Hoje em alguns momentos apareço na escola com outra roupagem, indo muito além de quatro modalidades esportivas com caráter coletivo e sua prática pela prática, que priorizou a performance e a elitização das práticas esportivas.
Saudações esportivas!
O professor Leopoldo Ortega da Silva é doutor em ciências da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e docente no curso de educação física da Faculdade de Mauá (FAMA).
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
ótimo.
ResponderExcluirNem sempre esporte é saude. e sim conhecimento de coordenação motora de cada jndividuo...
ResponderExcluirMuito bom, de verdadeee ! ! !
ResponderExcluir