Texto escrito por Leopoldo Ortega da Silva
Prezado amigo esporte, tenho pensado muito em você nos últimos 20 anos da minha vida. Me lembro das nossas aventuras quando eu era apenas um menino. Foi muito bom vivermos tão intensamente!
Hoje sinto pelo fato daqueles tantos outros que não se relacionaram tão bem quanto eu me relacionei com você. Consigo lembrar de quando estávamos juntos em campeonatos, e infelizmente erámos eu, você e mais uma meia dúzia de garotos mais.
Meninas e meninos menos habilidosos não tinham a oportunidade de vivenciar tal experiência conosco, e em especial contigo! Então como dizer que tu és, para todos e todas? Como dizer que tu és promoção de saúde? Se para a maioria era apenas desejo! Que vinha de uma arquibancada repleta de estudantes torcedores.
Pois é, me parece que sua presença na escola, pelo menos com a roupagem esportivista não conseguiu ser democrática o bastante, pelo contrário, estimulou a exclusão e sem dúvida alguma a competição entre pares.
Não venha me dizer que ensinou a perder, pois a maior parte da população brasileira já nasce perdendo. Perdendo educação, perdendo saúde, perdendo a liberdade, perdendo a vida... e não precisam ficar as margens das experiências para aprender a perder. Portanto posso dizer que não aprendemos muito contigo. Peço desculpas pela sinceridade!
Tu és cultura e fruto das ideologias humanas, assim lhe convido a vir para os espaços escolares com a roupagem adequada. Aquela que promova a formação das pessoas por um viés crítico, democrático, inclusivo, sem solicitar que nos escravizemos por você.
Por fim, deixo os meus agradecimentos pelas vezes em que foi capaz de chegar por meio de colegas (docentes) no seio escolar considerando a formação do indivíduo! A estes docentes deixo o meu respeito e gratidão.
Um grande abraço.
O professor Leopoldo Ortega da Silva é doutor em ciências da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e docente no curso de educação física da Faculdade de Mauá (FAMA).
O Instituto Esporte Vale atua na formação de profissionais competentes para o ensino do esporte.
Acreditamos no poder transformador do esporte.
ótimo.
ResponderExcluirBoa Leopoldo lembrei da sua aula ja nascemos perdendo..
ResponderExcluirBela reflexão
ResponderExcluir